Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bizarro! Peixe é encontrado nos EUA com um parasita no lugar da língua

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Outubro de 2021 às 11h30

Link copiado!

Freepik
Freepik

Já imaginou capturar um peixe e descobrir que no lugar da língua dele existe um parasita? Esse acontecimento, que até parece incomum, aconteceu em um parque do Texas, nos Estados Unidos. Na página oficial do Galveston Island State Park no Facebook, uma publicação conta que o flagra se trata de um parasita "comedor de línguas". A criatura estava dentro da boca de um peixe da espécie Micropogonias undulatus, popularmente conhecido como corvina.

O parasita isópode é conhecido como Cymothoa exigua, ou peixe-comedor-de-língua, e é bastante comum na região. Quando escolhe o peixe que será a sua vítima, ele desprende a língua do peixe, se conecta à boca dele e, basicamente, se torna a sua língua, alimentando-se de muco que é formado ali. A criatura também é a única conhecida por substituir o órgão de um hospedeiro de forma funcional.

Continua após a publicidade

Segundo Mark Fisher, funcionário do parque, a aparição do parasita não é raro. Inclusive, ele pode dominar a língua de outras espécies de peixes que habitam os Estados Unidos. Fisher conta que o parasita entra na boca do peixe pelas guelras, com a fêmea substituindo a língua e os machos permanecendo onde entraram, e o peixe não tem a saúde prejudicada, tampouco traz riscos para os humanos.

Fonte: Phys.org