Cientistas comprovam que Thanos não poderia ter estalado os dedos com manopla
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela | •

Em Vingadores: Guerra Infinita, o vilão Thanos eliminou metade da população do planeta Terra com um simples ato: estalando os dedos com a Manopla do Infinito. A partir dessa cena apocalíptica, uma equipe de pesquisadores norte-americanos começou a se perguntar se seria possível estalar os dedos, usando esta relíquia carregada com as Joias do Infinito.
- Thanos confirma nova Joia do Infinito em momento que lembra Vingadores: Ultimato
- X-Men | Os 5 mutantes de Nível Ômega mais poderosos da Marvel
Inicialmente, os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia suspeitaram que a fricção da pele desempenhava um papel fundamental no estalo em comparação com outros elementos dessa equação. Com uma manopla de metal, os cientistas imaginaram que o gesto poderia ser impossível. Afinal, o estalar é um movimento ultrarrápido.
De acordo com o estudo publicado na revista científica Journal of the Royal Society Interface, o movimento ficcional de Thanos seria impossível no mundo real. Durante a pesquisa, a equipe investigou a física de um estalar de dedos e determinou como o atrito desempenha um papel crítico.
Por que Thanos não poderia estalar os dedos com a manopla?
A partir de câmeras de alta velocidade e sensores de força, os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia conseguiram medir a velocidade e a aceleração do estalar de dedos. Para isso, analisaram uma variedade de estalos. Nesse sentido, registraram o papel da fricção cobrindo os dedos com diferentes materiais, incluindo dedais metálicos — o que simula a Manopla do Infinito — e superfícies de borracha.
Segundo os autores do estudo, um estalar de dedos é a aceleração mais rápida do corpo humano já medida. Justamente, a física envolvida nessa ação e a importância da fricção tornam impossível o movimento feito por Thanos, enquanto veste uma manopla de metal.
“Nossos resultados sugerem que Thanos não poderia ter estalado porque os seus dedos estavam 'blindados' com metal”, explica Raghav Acharya, primeiro autor do estudo e aluno de graduação, em comunicado do instituto. "Então, provavelmente são os efeitos especiais de Hollywood, em vez da física real, em jogo! Desculpe pelo spoiler", completa.
A maior aceleração rotacional já medida em humanos
A curiosidade dessa pesquisa foi descobrir como funciona um estalar de dedos, já que esta é a maior aceleração rotacional observada, até hoje, em humanos, segundo os autores do estudo. Em um estalo comum com os dedos nus, os pesquisadores mediram velocidades rotacionais máximas de 7.800 graus por segundo e acelerações rotacionais de 1,6 milhões de graus por segundo ao quadrado.
Em comparação, o estalo dos dedos é quase três vezes mais rápido que a aceleração rotacional do que o braço de um arremessador de beisebol profissional ao rebater. No entanto, a velocidade da rotação do jogador ainda é considerada maior que a dos dedos.
“O estalar de dedos ocorre em apenas sete milissegundos, mais de vinte vezes mais rápido do que um piscar de olhos, o que leva mais de 150 milissegundos”, compara Saad Bhamla, outro autor do estudo e professor assistente do instituto.
No entanto, quando as pontas dos dedos são cobertas com qualquer tipo de dedal, as velocidades diminuem drasticamente, confirmando as intuições iniciais dos pesquisadores sobre o gesto de Thanos.