Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Encontradas flautas de 12.000 anos, feitas de osso e que imitam som de falcão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Junho de 2023 às 18h12

Link copiado!

Davin et al./Scientific Reports
Davin et al./Scientific Reports

Uma coleção de flautas de 12 mil anos atrás, feitas de ossos de pássaros, foi encontrada por arqueólogos em sítios pré-históricos de Israel — os instrumentos imitam os sons de aves de rapina, e teriam sido usados em caçadas pelos humanos antigos que as fabricaram, cuja cultura valorizava muito as criaturas voadoras.

O local de encontro dos artefatos da Idade da Pedra é chamado de Eynan-Mallaha, ou Ain Mallaha, que já foi ocupado pelos natufianos, último grupo de caçadores-coletores da região do Levante, que abarca o leste do Mar Mediterrâneo. Um estudo detalhando o achado foi publicado na revista Scientific Reports na última sexta-feira (9).

Música pré-histórica e surpresas arqueológicas

Continua após a publicidade

O sítio de Ain Mallaha já é estudado por pesquisadores desde os anos 1950, mas ainda conseguiu surpreender os cientistas, que só encontraram os instrumentos musicais ao investigar uma pilha de cerca de 1.100 ossos de aves. Mais de uma dúzia de flautas foi encontrada, todas esculpidas a partir de ossos de pequenos pássaros aquáticos, como patos ou gansos. Apenas uma estava totalmente intacta, medindo cerca de 65 milímetros.

Ao site Live Science, um dos autores da pesquisa, Laurent Davin, contou os artefatos antigos são provavelmente os menores instrumentos musicais pré-históricos conhecidos. Resíduos de ocre indicam que eles eram provavelmente pintados de vermelho, e os desgastes em certas partes mostram que teriam sido presos a fios e usados também como adornos, ou para a facilitação do transporte.

Quando tocadas, as flautas faziam um som similar ao dos gaviões-da-europa (Accipiter nisus) e peneireiros-euroasiáticos (Falco tinnunculus), sendo este último da família dos falcões. Os natufianos eram bastante metódicos na seleção dos ossos, já que, caso maiores houvessem sido escolhidos, os sons produzidos seriam mais graves.

Continua após a publicidade

O objetivo era, deliberadamente, imitar os sons dos falcões, o que mostra o conhecimento de acústica dos natufianos — e indica que, provavelmente, eles teriam fabricado outros instrumentos com materiais perecíveis.

Para ouvir como soavam as flautas, os cientistas criaram réplicas com base em simulações computadorizadas, fazendo análises espectrais dos sons até que os instrumentos impressos em 3D produzissem algo semelhante a gritos de aves de rapina. Davin comenta ter se emocionado quando tocou a reprodução da flauta pela primeira vez e ouviu o som que os natufianos produziam há 12.000 anos.

Acredita-se que o antigo povo tenha usado os aerófonos enquanto caçavam, para criar música ou até mesmo para se comunicar com as aves. Eles valorizavam bastante esses animais, como fica claro ao analisar os vários ornamentos feitos de garras de pássaros também descobertos no sítio arqueológico.

Continua após a publicidade

Os artefatos são os únicos instrumentos musicais claramente identificados no Levante pré-histórico, e os mais antigos a imitar sons de pássaros no mundo. Além de mostrar a inventividade e conhecimento dos natufianos, as flautas também mostram sua precisão técnica. Embora incríveis, elas não são, no entanto, os instrumentos musicais mais antigos do mundo — esse recorde pertence a uma flauta de 60.000 anos produzida por neandertais, encontrada em uma caverna da Eslovênia.

Fonte: Scientific Reports, Live Science, Museu Nacional da Eslovênia