Dinossauros blindados gigantes eram capazes de cavar à procura de água e comida
Por Natalie Rosa • Editado por Patricia Gnipper |

Pesquisadores encontraram, na Mongólia, restos de esqueleto de um dinossauro anquilossaurídeo, descobrindo novidades sobre o seu comportamento. A criatura herbívora, que viveu no período Cretáceo entre 84 milhões a 72 milhões de anos atrás, teria evoluído para conseguir cavar a terra em busca de água e comida.
- Fóssil de dinossauro é encontrado na China chocando ovos com embriões formados
- "Dino zumbi" | Brasileiros descobrem dados inéditos sobre doença em dinossauros
- Ossos gigantes encontrados podem ser do maior dinossauro que já pisou na Terra
O esqueleto do animal mostra que ele tinha mais de seis metros de comprimento. Dinossauros anquilossaurídeos eram criaturas robustas e quadrúpedes, contando ainda com protusões ósseas na pele, conhecida ainda como osteodermas, para a proteção, além de uma massa óssea na ponta da cauda.
Young-Nam Lee, pesquisador da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, e um dos responsáveis pela descoberta, conta que os ossos do dinossauro mostram que ele contava com membros dianteiros e pés bastante resistentes e adequados para fazer escavações. Suas vértebras fundidas e costelas tinham a função de manter o tronco rígido durante o processo.
"Esses dinossauros blindados, principalmente as espécies asiáticas, viviam em ambientes áridos e semiáridos. Eles podem ter adquirido a habilidade de cavar raízes a procura de comida e cavar poços para alcançar águas subterrâneas, como fazem os elefantes africanos modernos na atualidade", explica.
Lee conta que é raro encontrar esqueletos de dinossauros blindados, revelando que apenas quatro esqueletos quase completos foram descobertos até então. "Por esse motivo, pouco se sabe sobre esses animais magníficos. O esqueleto quase completo que estudamos traz informações valiosas sobre a sua evolução e o seu comportamento", completa.
Fonte: New Scientist