Dinossauro encouraçado argentino pode ser de linhagem desconhecida

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Agosto de 2022 às 09h10

Mauricio Álvarez /Gabriel Díaz Yanten

Fósseis encontrados na Argentina podem ser de uma nova linha de dinossauros encouraçados previamente desconhecida à ciência. A nova espécie, nomeada Jakapil kaniukura, é cheia de espinhos e placas protetoras e se parece com seus parentes, como o anquilossauro e o estegossauro: a diferença é que o bicho viveu no período Cretáceo, entre 97 e 94 milhões de anos atrás.

Entre as novidades da descoberta, está a localização do fóssil, já que a maioria dos thyreophora (clado dos dinos encouraçados) encontrados vieram do Hemisfério Norte. Segundo os paleontólogos responsáveis, há chances de que tenhamos toda uma linha de animais desse clado que escapou de ser descoberta até agora.

Como era o novo dinossauro encouraçado?

O J. kaniukura tinha 1,5 metros de comprimento e pesava mais ou menos o mesmo que um gato doméstico, apresentando uma fileira de protuberâncias protetivas do pescoço à cauda, como espinhos. Ele era herbívoro e tinha dentes em formato de folha, como os do estegossauro. Os paleontólogos da Fundação de História Natural Félix de Azara encontraram o fóssil de um quase adulto na província do Río Negro, no norte da Patagônia.

Teoriza-se que o animal andava em uma posição semi-ereta, com um bico curto capaz de dar mordidas poderosas. Ele provavelmente usava essa habilidade para conseguir comer a vegetação com caules mais duros e lenhosos. Um estudo sobre o achado foi publicado na revista científica Scientific Reports no último dia 11 de agosto.

Além da localização, o período datado para o fóssil do dinossauro encouraçado também é diferenciado: os fósseis dos thyreophora mais antigos são, em grande parte, do período Jurássico, vindos da América do Norte e Europa — cerca de 201 milhões a 163 milhões de anos atrás. O achado demonstra uma distribuição geográfica previamente desconhecida do clado.

Segundo os paleontólogos, é surpreendente que o J. kaniukura tenha sobrevivido até o final do período Cretáceo na América do Sul, já que os thyreophora mais primitivos já haviam se extinguido em meados do Jurássico. No sul do supercontinente da Gondwana, aparentemente, eles ficaram na Terra por mais algum tempo.

Vale lembrar que os dinos encouraçados mais tardios, como o anquilossauro, só foram extintos junto a outros não-avianos há 66 milhões de anos, com o meteoro Chicxulub. O nome "Jakapil" deriva de uma palavra que significa "portador de escudo" em puelche, ou tehuelche do norte, uma das línguas chonanas da Patagônia. Já "kaniukura" vem dos termos para "crista" e "pedra" na língua mapudungun, dos mapuches.

Fonte: Scientific Reports