Dinossauro carnívoro mais antigo do Reino Unido é identificado por paleontólogos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Outubro de 2021 às 13h40

James Robbins

Paleontólogos do Museu de História Natural de Londres acabam de registrar uma descoberta pré-histórica: o dinossauro carnívoro mais antigo que já viveu onde hoje é o Reino Unido. A criatura, batizada de Pendraig milnerae, pisou na Terra há cerca de 200 milhões de anos e teria sido um grande predador da região em que vivia.

Stephan Spiekman, pesquisador do museu, conta que o dinossauro carnívoro era um típico terópode, que andava sobre as duas pernas. A descoberta foi feita com base em quatro peças de osso muito bem preservadas, compostas por uma vértebra, um fêmur e elementos da pelve, e o material foi coletado em uma pedreira de calcário na década de 1950 em Gales do Sul.

"Temos apenas esses quatro fragmentos, mas a preservação é fantástica. O fóssil é completamente tridimensional, não está distorcido", diz Spiekman. "Estamos começando a ver os primeiros estágios da evolução dos dinossauros. Esses animais eventualmente dominaram a Terra, mas no final do Triássico eles eram apenas um dos vários grupos de répteis que estavam vivendo no planeta", pontua o paleontólogo.

O Pendraig viveu no final do Período Triássico, e o fóssil pode ter vivido há 214 milhões de anos, muito antes de dinossauros famosos, como o T. Rex e o Velociraptor se acomodarem no Cretáceo. Ele também era muito menor que esses grandes predadores, apesar de ter estado no topo da cadeia alimentar.

O estudo com a descoberta está disponível na revista científica Royal Society Open Science.

Fonte: BBC