Publicidade

Dia do Pi | 18 curiosidades sobre o famoso número

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

Neste 14 de março (quinta-feira), o mundo celebra o Dia do Pi, um dos números mais peculiares da matemática. A data foi escolhida porque, ao escrevê-la usando o padrão norte-americano, coincide com os três primeiros dígitos do Pi: 3,14. Confira algumas curiosidades sobre este número irracional.

O que é o Pi?

O número π (pi) representa a razão entre a circunferência e o diâmetro de um círculo perfeito. Para obtê-lo, basta medir a circunferência e o diâmetro de qualquer objeto circular ao seu alcance.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Geralmente, uma medição manual bem feita resultará em aproximações que variam entre 3,13 e 3,15, sendo o 3,14 o melhor resultado que se pode obter usando apenas três dígitos. Para medições mais precisas, matemáticos e entusiastas usam métodos mais elaborados.

Contudo, por se tratar de um número irracional obtido em uma operação de divisão, o π nunca pode ser calculado com um resultado exato. Essa é a própria definição de número irracional: não pode ser completamente obtido pela divisão de dois números inteiros, por isso são representados por símbolos.

Agora que compreendemos o que é o π, vamos à lista de curiosidades.

1) Há mais de 2.000 anos, Arquimedes calculou o Pi com um polígono de 96 lados desenhado em um círculo, obtendo 22/7 e 223/71. Ambas as razões resultam em números que começam com 3,14.

2) No Brasil e em países que usam o mesmo padrão que usamos para escrever datas, o Dia do Pi é 22/7, porque coincide com a razão encontrada por Arquimedes. 

3) Você precisa chegar ao 33º dígito de π para que todos os números de 0 a 9 apareçam.

4) Após 762 dígitos de π, você chega a uma sequência de seis 9 consecutivos, conhecido como Ponto Feynman.

Continua após a publicidade

5) Nos primeiros 1.000 dígitos, você encontra algumas repetições triplas de números, incluindo “000” (duas vezes), “111” (duas vezes), “555” (duas vezes) e “999 " (duas vezes).

6) Em 2022, Emma Haruka Iwao bateu o recorde de maior aproximação do π, com 100 trilhões de dígitos.

7) Os cientistas Albert Einstein, Frank Borman, Giovanni Schiaparelli, e o astronauta Gene Cernan fazem aniversário no dia do Pi.

Continua após a publicidade

8) Os primeiros seis dígitos do Pi (314159) aparecem pelo menos seis vezes entre as primeiras 10 milhões de casas decimais.

9) O Dia do Pi é celebrado com tortas no formato de π porque, em inglês, a pronúncia de π é bem próxima de “pie” (que significa torta).

10) Além de ser irracional, π é um número transcendente, ou seja, não é raiz de nenhuma equação polinomial a coeficientes inteiros. 

Continua após a publicidade

11) Algumas pessoas têm como passatempo o desafio de memorizar o maior número possível de dígitos do π. O recorde é de 70.030 dígitos decorados.

12) Na série de TV “The Big Bang Theory” o personagem Sheldon memoriza 100 dígitos do π para impressionar seus amigos.

13) Kate Bush gravou uma música sobre um homem que tem um “completo amor pelo cálculo do Pi”. A letra da canção cita os primeiros 100 dígitos do π.

14) A celebração do Dia do Pi ocorre no mundo inteiro com festas, tortas e concursos de citação de dígitos do Pi. É um verdadeiro fenômeno popular.

Continua após a publicidade

15) Pi é usado em aplicações práticas em bioquímica para estudar DNA.

16) O GPS utiliza o π para calcular as distâncias entre os locais.

17) Conta-se que o Dia do Pi surgiu em 1988, quando um físico realizou a primeira celebração oficial da data, incluindo o consumo de tortas.

Continua após a publicidade

18) A NASA utiliza o Pi todos os dias para explorar o espaço, que está repleto de objetos circulares e esféricos. As aplicações vão desde órbitas traçadas para as espaçonaves a tanques de combustível cilíndricos.

Fonte: NASAStarts With a Bang