Dia do Pi | 18 curiosidades sobre o famoso número
Por Daniele Cavalcante • Editado por Luciana Zaramela |
Neste 14 de março (quinta-feira), o mundo celebra o Dia do Pi, um dos números mais peculiares da matemática. A data foi escolhida porque, ao escrevê-la usando o padrão norte-americano, coincide com os três primeiros dígitos do Pi: 3,14. Confira algumas curiosidades sobre este número irracional.
- Mario Day | O que é e como surgiu o Dia do Mario
- Por que o Star Wars Day é celebrado no dia 4 de maio?
O que é o Pi?
O número π (pi) representa a razão entre a circunferência e o diâmetro de um círculo perfeito. Para obtê-lo, basta medir a circunferência e o diâmetro de qualquer objeto circular ao seu alcance.
Geralmente, uma medição manual bem feita resultará em aproximações que variam entre 3,13 e 3,15, sendo o 3,14 o melhor resultado que se pode obter usando apenas três dígitos. Para medições mais precisas, matemáticos e entusiastas usam métodos mais elaborados.
Contudo, por se tratar de um número irracional obtido em uma operação de divisão, o π nunca pode ser calculado com um resultado exato. Essa é a própria definição de número irracional: não pode ser completamente obtido pela divisão de dois números inteiros, por isso são representados por símbolos.
Agora que compreendemos o que é o π, vamos à lista de curiosidades.
1) Há mais de 2.000 anos, Arquimedes calculou o Pi com um polígono de 96 lados desenhado em um círculo, obtendo 22/7 e 223/71. Ambas as razões resultam em números que começam com 3,14.
2) No Brasil e em países que usam o mesmo padrão que usamos para escrever datas, o Dia do Pi é 22/7, porque coincide com a razão encontrada por Arquimedes.
3) Você precisa chegar ao 33º dígito de π para que todos os números de 0 a 9 apareçam.
4) Após 762 dígitos de π, você chega a uma sequência de seis 9 consecutivos, conhecido como Ponto Feynman.
5) Nos primeiros 1.000 dígitos, você encontra algumas repetições triplas de números, incluindo “000” (duas vezes), “111” (duas vezes), “555” (duas vezes) e “999 " (duas vezes).
6) Em 2022, Emma Haruka Iwao bateu o recorde de maior aproximação do π, com 100 trilhões de dígitos.
7) Os cientistas Albert Einstein, Frank Borman, Giovanni Schiaparelli, e o astronauta Gene Cernan fazem aniversário no dia do Pi.
8) Os primeiros seis dígitos do Pi (314159) aparecem pelo menos seis vezes entre as primeiras 10 milhões de casas decimais.
9) O Dia do Pi é celebrado com tortas no formato de π porque, em inglês, a pronúncia de π é bem próxima de “pie” (que significa torta).
10) Além de ser irracional, π é um número transcendente, ou seja, não é raiz de nenhuma equação polinomial a coeficientes inteiros.
11) Algumas pessoas têm como passatempo o desafio de memorizar o maior número possível de dígitos do π. O recorde é de 70.030 dígitos decorados.
12) Na série de TV “The Big Bang Theory” o personagem Sheldon memoriza 100 dígitos do π para impressionar seus amigos.
13) Kate Bush gravou uma música sobre um homem que tem um “completo amor pelo cálculo do Pi”. A letra da canção cita os primeiros 100 dígitos do π.
14) A celebração do Dia do Pi ocorre no mundo inteiro com festas, tortas e concursos de citação de dígitos do Pi. É um verdadeiro fenômeno popular.
15) Pi é usado em aplicações práticas em bioquímica para estudar DNA.
16) O GPS utiliza o π para calcular as distâncias entre os locais.
17) Conta-se que o Dia do Pi surgiu em 1988, quando um físico realizou a primeira celebração oficial da data, incluindo o consumo de tortas.
18) A NASA utiliza o Pi todos os dias para explorar o espaço, que está repleto de objetos circulares e esféricos. As aplicações vão desde órbitas traçadas para as espaçonaves a tanques de combustível cilíndricos.
Fonte: NASA, Starts With a Bang