Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o Dia do Pi é celebrado em 14 de março?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Março de 2022 às 11h57

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Hoje, 14 de março, o mundo inteiro celebra o Dia do Pi — ou Dia da Aproximação de Pi, para os matemáticos e fãs de plantão. Trata-se de uma data comemorativa em homenagem à constante π, usada para cálculo das medidas de uma circunferência e com impacto real na vida de muita gente.

O aniversário do conjunto numérico mais conhecido e curioso do mundo é celebrado em 14 de março da sua composição: 3,14 ou 3/14. Como a comemoração se iniciou nos Estados Unidos, país que costuma elencar primeiro o mês (3) e depois o dia (14) nos calendários, a data passou a simbolizar uma forma de lembrar com carinho dessa constante.

Continua após a publicidade

As comemorações ocorrerem principalmente à 1h59 da tarde, porque o número do Pi arredondado até a 5ª casa decimal tem como resultado 3,14159. Embora seja ligado ao universo da matemática, o dia é celebrado também pelos cientistas em geral porque 14 de março é o dia do nascimento de Albert Einstein e da morte de Stephen Hawking.

Na Europa, há divergência sobre a celebração do dia do Pi. Como as datas são escritas com o dia antes do mês, como ocorre no Brasil, o correto seria comemorar a data em 22/7. Se você dividir 22 por 7 chega a um número aproximado (3,14285714) ao resultado de Pi.

O que é o Pi?

O Pi não é um número qualquer, pois é composto por uma sequência infinita de números. Ele resulta da divisão do perímetro pelo diâmetro em um círculo. O perímetro é a medida de toda a volta de um círculo com fita métrica, enquanto o diâmetro é a distância de uma extremidade à outra, com a mensuração passando pelo ponto central.

Continua após a publicidade

A parte curiosa é que não importa o tamanho do círculo, o resultado da divisão da medida do perímetro pela medida do diâmetro será sempre o número Pi. Pode ser algo microscópico ou o próprio planeta Terra: a razão será de 3,14.

Na verdade, sua representação é arredondada para 3,14 para facilitar o cálculo matemático, afinal seria impossível usar uma calculadora, por exemplo, com um número que nunca acaba. As casas decimais do Pi seguem até ao além: 3,14159265358979323846…

O símbolo (π) é uma letra grega minúscula, a primeira da palavra περίμετρος, que significa “perímetro” (em português). É denominado Constante de Arquimedes, afinal o célebre matemático grego foi a primeira pessoa a calcular e obter a razão entre o perímetro e o diâmetro.

Continua após a publicidade

Qual a origem do Dia do Pi?

Dizem que a primeira comemoração do Dia do Pi ocorreu no museu Exploratorium, na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, em 1988. Naquele dia 14 de março, público e funcionários decidiram dar voltas em torno dos espaços circuladores do museu e comeram tortas de fruta em homenagem. Pie em inglês significa torta e se lê da mesma forma que π, daí o trocadilho sagaz com o fato de celebrar o dia com um dos alimentos favoritos dos EUA.

O fundador do Dia do Pi teria sido o físico Larry Shaw (1939-2017), conhecido como o "Príncipe do Pi". Mesmo após ter saído do Exploratorium, Shaw ainda se manteve ativo nas contribuições para promoção da data comemorativa.

Continua após a publicidade

Portanto, se você quer celebrar o Dia do Pi neste 14 de março, considere produzir uma torta bem gostosa, reunir os amigos em círculo e render todas as homenagens que essa variável matemática merece.

NASA celebra o Dia do Pi em 2022

Outro jeito legal de celebrar a data é completando o desafio matemático do Pi elaborado pela NASA. O Jet Propulsion Laboratory criou um quiz com questões de ciência e engenharia, obviamente relacionadas à constante, e com base em missões reais da agência. Os interessados podem tentar resolver problemas como: qual área de superfície da Lua pode ser analisada com um único pulso circular dos lasers da Lunar Flashlight?

Essa é uma iniciativa bacana porque mostra várias aplicações práticas do Pi no cotidiano de cientistas. Muita gente acredita que a constante só é usada para cálculos matemáticos na época de escola, mas dá para ter uma ideia de como é importante para a humanidade.

Continua após a publicidade

As respostas para todas as quatro perguntas estarão disponíveis em 15 de março e o interessado poderá acompanhar o passo a passo da resolução no site do NASA Pi Day Challenge. Outros problemas e respostas dos anos anteriores também estão disponíveis para quem quiser se aventurar em mais alguns testes de matemática.

O Pi Day é promovido pela NASA desde 2004, sempre com um conjunto de desafios matemáticos com temática espacial. Os participantes devem calcular problemas reais, como terremotos em Marte, chuva de hélio em Júpiter ou a taxa de rotação de asteroides.

Fonte: Exploratorium, NASA Pi Day Challenge