Publicidade

Cristais inteligentes conseguem extrair água de neblina sem gastar energia

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Wei Pan/Unsplash
Wei Pan/Unsplash

Cientistas da New York University criaram cristais que podem coletar água da neblina sem usar energia. O novo material ganhou o apelido de cristal Janus, e captura a umidade do ar com eficiência.

O design desses cristais inteligentes é inspirado em plantas e animais do deserto, que podem sobreviver em condições áridas. É o caso de besouros e lagartos, que evoluíram para desenvolver estruturas de superfície que têm áreas hidrofílicas e hidrofóbicas e capturam efetivamente a umidade do ar.

"A água é atraída para as áreas hidrofílicas e as gotículas são acumuladas e transportadas através das áreas hidrofóbicas", diz o comunicado da universidade.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Cristais inteligentes

Para a criação dos cristais, os pesquisadores escolheram três compostos orgânicos e testaram como cada um desses materiais interagia com a água transportada pelo ar.

Os cristais Janus contêm regiões hidrofílicas e hidrofóbicas no nível da superfície, uma para capturar água e uma para transferi-la para um receptáculo para coleta.

"As estruturas estreitas permitem que os pesquisadores monitorem a coleta e a condensação de gotículas de neblina em tempo real usando luz", afirma o estudo.

“A atmosfera da Terra contém uma abundância de água doce não explorada, mas precisamos desesperadamente de materiais que possam capturar e coletar essa umidade de forma eficiente e condensá-la em água potável”, diz um dos autores, Pance Naumov.

O estudo completo está disponível no periódico Journal of the American Chemical Society.

Crise hídrica

Continua após a publicidade

O grupo explica que esses cristais "capitalizam a complacência mecânica e a transparência óptica dos cristais orgânicos", e podem abrir portas para futuros coletores de superfície. De modo mais geral e a longo prazo, o objetivo é combater a escassez de água.

E a preocupação tem fundamento: a falta de água pode afetar mais de 70 milhões de brasileiros até 2035. Especialistas fazem constantes alertas sobre essa batalha contra a crise hídrica mundial.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | Energia pela água do mar

Fonte: New York University