Casal descobre fóssil de cavalo pré-histórico no quintal de casa
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Imagine descobrir, em uma manhã qualquer, que há simplesmente um fóssil milenar no quintal da sua casa? Foi exatamente isso que aconteceu com um casal norte-americano, em 26 de abril. Enquanto construíam uma piscina no quintal da residência em Las Vegas (EUA), os operários encontraram os ossos de um cavalo que viveu durante a Era do Gelo, entre 6 mil e 14 mil anos atrás.
- Fóssil de 1 bilhão de anos traz revelações sobre a evolução animal
- Fóssil de dinossauro é encontrado na China chocando ovos com embriões formados
- Fóssil de embrião encontrado na Groenlândia pode revelar a origem dos animais
Inicialmente, Matt Perkins e seu marido pensaram se tratar de ossos de um ser humano, então ligaram para a polícia. Mas quando as investigações começaram, a primeira conclusão foi que os ossos eram grandes demais para pertencerem a um ser humano.
O próximo passo foi recorrer ao paleontólogo Joshua Bonde, diretor de pesquisa do Centro de Ciências de Nevada. O especialista confirmou que eram restos fossilizados de um cavalo pré-histórico. O animal foi enterrado a cerca de 1,5 metro abaixo do solo. Perkins encontrou a mandíbula, uma costela e algumas vértebras.
Agora, os cientistas da Pesquisa Geológica dos EUA devem fazer uma análise mais apurada para ter uma ideia mais exata de quando o cavalo morreu. Os especialistas também chegaram à conclusão de que na época em que o cavalo era vivo, a área era pantanosa, lar de mamutes, camelos, felinos dente-de-sabre e outros mamíferos extintos. A ideia de Perkins e seu marido é doar o fóssil ao Centro de Ciências de Nevada e colocá-lo em exposição.
Fonte: CNN