Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cães choram lágrimas de alegria ao reencontrar seus tutores

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Agosto de 2022 às 15h15

Link copiado!

Izabelly Marques/Unsplash
Izabelly Marques/Unsplash

O melhor amigo do homem está prestes a se tornar mais fofo do que já é: cientistas descobriram que os cães choram lágrimas de alegria quando se reencontram com seus donos — e que o processo todo é mediado pela ocitocina, conhecida como hormônio do amor. A descoberta partiu de cientistas japoneses e foi publicada no periódico científico Current Biology.

A ocitocina também coordena os laços emocionais que os humanos sentem com outras pessoas e com animais, especialmente os de estimação. Takefumi Kikusui, um dos pesquisadores da Azabu University responsáveis pela pesquisa, relata um motivo também fofo para investigar os caninos: sua poodle deu à luz há cerca de 6 anos, e apresentava lágrimas nos olhos quando cuidava dos filhotes.

Continua após a publicidade

Estudando lágrimas caninas

Para analisar o choro dos cachorros, os cientistas começaram medindo o volume lacrimal dos animais antes e depois de se reunir com seus tutores, e então comparado com o volume presente antes e após reencontrar um humano aleatório. Foi notado um aumento no volume quando a pessoa em questão era o tutor, demonstrando a importância da proximidade para os caninos.

Para descobrir a substância responsável, então, foi adicionada uma solução de ocitocina nos olhos dos cães. Com isso, o volume das lágrimas ficou maior ainda após a reunião com os tutores. De acordo com os pesquisadores, isso sugere uma associação da substância com a liberação lacrimal, o que também acontece nos humanos ao deixar lágrimas de emoção.

Em uma última etapa, os cientistas ainda pediram para participantes humanos darem uma nota para fotos de cães com lágrimas artificiais e sem lágrimas artificiais nos olhos. As fotos onde os animais lacrimejavam tiveram pontuações mais altas, o que aponta para uma facilitação entre a conexão humano-cachorro através da produção de lágrimas — mais uma maneira com a qual os caninos conquistaram os corações da nossa espécie, e provavelmente uma adaptação ancestral.

Continua após a publicidade

A pesquisa é a primeira da categoria, o que deixou os cientistas bem animados. Um próximo passo aparente seria descobrir se os cachorros também liberam lágrimas quando estão tristes, mas resta saber se algum pesquisador terá coragem de provocar tristeza em animaizinhos tão fofos.

Fonte: Current Biology