Publicidade

Cachorros conseguem pensar em conceitos abstratos, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Julho de 2022 às 09h00

Link copiado!

Taylor Kopel/Unsplash
Taylor Kopel/Unsplash

Segundo um estudo publicado na revista Journal of Comparative Psychology, cachorros são capazes de formar conceitos abstratos, de modo que possam ser treinados para repetir ações específicas na hora certa e, em seguida, pegar o que aprenderam e aplicar a ações que nunca foram solicitadas a repetir.

O estudo sugere que os cachorros são capazes de conceituação, habilidade dos golfinhos e chimpanzés. "Os cães podem fazer mais do que aprender a relação entre o comando de uma pessoa e qual truque específico deve realizar. Eles podem entender o conceito de repetição, e isso pode se aplicar a qualquer coisa que eles façam", comentam os pesquisadores.

Os autores analisaram as memórias dos cães de suas próprias ações realizadas recentemente para determinar se eles poderiam voluntariamente pensar no que estavam fazendo e reproduzir essas ações. Ao todo, três cães participaram: Todd, um chihuahua macho, e Aspen e Layla, duas fêmeas de golden retriever.

Continua após a publicidade

O treinamento tradicional de cães envolve sugestão e resposta. Na prática, acontece o seguinte: quando os cães ouvem ou veem um comando treinado, respondem com um comportamento associado a ele. No estudo, os pesquisadores começaram a treinar os cães dessa maneira, com dicas simples como girar em círculo, deitar ou andar em torno de um objeto.

Os cães então aprenderam um comando para repetir uma ação ("De novo”, acompanhado por um gesto com a mão). Para avaliar se os cães realmente aprenderam um conceito geral de repetição de ações recentes, eles foram solicitados a repetir novas ações que nunca haviam sido solicitados a repetir antes.

Para a surpresa dos pesquisadores, apesar de nunca terem sido treinados para repetir essas ações, os cachorros passaram no teste. Trata-se de um passo importante para uma maior compreensão de como outras espécies formam conceitos abstratos.

Continua após a publicidade

Fonte: Journal of Comparative Psychology via Futurity