Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Belas auroras brilham na América do Norte e na Europa

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Setembro de 2023 às 10h52

Link copiado!

Brad Mann/Unsplash
Brad Mann/Unsplash

Uma forte tempestade de plasma solar atingiu o campo magnético da Terra no domingo (24), formando auroras boreais visíveis da Europa à América do Norte. As auroras brilharam em tons de vermelho, sendo intenso o suficiente para ser visto a olho nu.

Desta vez, a tempestade era esperada pelos cientistas, mas sua intensidade foi surpreendente e proporcionou auroras em diferentes regiões. Segundo relatos de observadores, foi possível ver as luzes em lugares como Escócia, Islândia, Holanda em parte dos Estados Unidos, mas com menor intensidade.

As auroras acontecem quando as partículas eletricamente carregadas do Sol interagem com as moléculas na atmosfera da Terra. Já as cores delas dependem da altitude em que as partículas solares encontram os gases atmosféricos.

Continua após a publicidade

É por isso que é mais comum ver auroras esverdeadas: elas vêm das emissões luminosas dos átomos de oxigênio, flutuando sozinhos no alto da atmosfera. Por outro lado, se os elétrons tiverem energia suficiente para mergulhar mais fundo, eles podem encontrar átomos de nitrogênio, emitindo tons de azul e rosa e formando auroras roxas.

E as auroras vermelhas? Bem, elas são causadas por átomos de oxigênio difusos em altitudes de 200 km a 300 km. Normalmente, elas acontecem somente quando há tempestades solares intensas, que fazem com que estes gases mais finos mantenham por mais tempo a energia que absorveram.

Fotos de aurora boreal

Continua após a publicidade

O Canaltech selecionou algumas fotos das auroras boreais que brilharam nos últimos dias. Confira:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Fonte: Via: ScienceAlert