Publicidade

As 10 raças de cachorro mais bravas

Por  | 

Compartilhe:
nishizuka/Pexels
nishizuka/Pexels

Embora os cachorros sejam lembrados pelo companheirismo e pelo carinho. No entanto, alguns estão mais sujeitos ao comportamento agressivo. Conheça as dez raças de cachorro mais bravas.

Em entrevista exclusiva ao Canaltech, Richardson Zago, adestrador e sócio fundador do Patinhas Urbanas, diz que, dependendo de para qual a finalidade determinada raça foi criada, existe uma diferença na forma como os cães reagem a determinados estímulos.

"Por exemplo, a mordida de cães do tipo retriever é mais 'macia', pois foram desenvolvidos para pegar a caça com a boca, mas sem machucar aquele animal", explica.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Enquanto isso, a veterinária Monique Rodrigues, CEO da Clinicão, reforça as raças mais agressivas não necessariamente são raças violentas:

"Quando falamos de cães, a agressividade costuma estar relacionada a um comportamento territorial e protetor, especialmente em relação ao tutor, ou a um perfil mais energético. Além disso, são raças que historicamente possuem funções que contribuíram para esse desenvolvimento, como cães de guarda".

Como controlar a agressividade de um cão

De acordo com Zago, "um cão que foi socializado corretamente, mesmo que de raças consideradas agressivas tende a ter maior tolerância com outros cães e pessoas, assim como cães que são criados em espaços menores e com pouco gasto de energia tendem a ser mais agressivos e destrutivos".

As técnicas para deixar um cão menos agressivo envolvem:

  • Socialização
  • Adestramento baseando sempre na necessidade do animal
  • Manejo correto para aquele indivíduo desde a infância até a idade adulta

Os mitos dos cachorros bravos

Mas alguns cachorros passam por alguns estigmas de agressividade que não necessariamente condizem com a realidade. "De um lado, temos os pit bull que são cães extremamente delicados e carinhosos, que por vezes eram até usados como cães babá para os bebês. Porém, ao perceber que a mordida desses animais é muito forte algumas pessoas começaram a criar os cães menos sociáveis, para que fossem anti sociais com outros cães e dessa forma transformando alguns em cães de briga", explica o adestrador.

Continua após a publicidade

"O que faz com que o pit bull seja tão temido, é a força da mordida e a necessidade de que se tenha tutores experientes pois são cães de temperamento mais teimosos. Do outro lado temos o golden que em teoria é um cão extremamente dócil e que 'não morde' mas que determinada forma de criação e erro de manejo os transforma em cães extremamente agressivos, apesar da cara fofa", complementa.

As raças de cachorro mais bravas

Na conversa com os dois especialistas, chegamos a uma lista de raças de cachorro mais bravas:

Continua após a publicidade
  • Pinscher
  • Chihuahua
  • Chow chow
  • Doberman
  • Akita
  • Dachshund
  • Rottweiler
  • Jack Russell Terrier
  • Cane Corso
  • Dálmata

Pinscher

Ao pensar em cachorro bravo, com certeza o pinscher é um dos primeiros que vem à mente, confere? Segundo o adestrador, normalmente cães de guarda e caça são cães mais bravos e territoriais, uma vez que as raças foram aprimoradas para isso. É o caso do "diminuto pinscher nos cães de guarda".

Chihuahua

Continua após a publicidade

O pequenino chihuahua também se enquadra entre as raças de cachorro mais bravas. "Pequenos, mas podem ser bastante territoriais e protetores", comenta Monique.

Chow chow

Segundo a veterinária, os cães da raça Chow chow são "conhecidos por serem territoriais e dominantes", por isso também se destacam pelo potencial de agressividade.

Doberman

Continua após a publicidade

Seguindo a mesma linha de raciocínio das raças usadas para guarda e caça, temos o Doberman. "Podem ser superprotetores", alerta a veterinária.

Akita

"Independentes e protetores, podem ser desafiadores para donos inexperientes". Esses são os cães da raça Akita, de grande porte.

Dachshund

Continua após a publicidade

Já os cães da raça Dachshund, originalmente criados para caçar, "podem ser reativos se não forem bem socializados".

Rottweiler

Também é o caso dos Rottweiler. "Grandes e protetores, precisam de socialização desde cedo", segundo a veterinária.

Continua após a publicidade

Jack Russell Terrier

Mas como vimos em outros casos da lista, muito se engana quem acha que a agressividade reside apenas nas raças de grande porte. Prova disso é o Jack Russell Terrier. "Pequenos, mas com muita energia e podem ser reativos", diz Monique.

Cane Corso

Já os cães da raça Cane Corso são "grandes e poderosos, precisam de um treinamento firme e consistente", por isso vale a atenção para o potencial de agressividade.

Continua após a publicidade

Dálmata

Talvez uma grande surpresa na lista de raças de cachorro mais bravas, o dálmata também podem se tornar reativos se não forem bem treinados, segundo a veterinária.

"No entanto, deve-se enfatizar que a criação, o treinamento e a socialização têm um grande impacto no comportamento de qualquer cão. Qualquer cão pode ser agressivo sem a educação adequada. A criação e o treinamento são fundamentais para garantir que qualquer raça de cão seja bem-comportada e segura", finaliza a especialista.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | CARREGADOR EXPLODE APÓS SER MORDIDO POR CACHORRO