Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como as aranhas usam as teias para ampliar a audição

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Março de 2022 às 16h05

Link copiado!

nelsonart/envato
nelsonart/envato

As aranhas usam as teias para ampliar a audição, o que já proporcionou até mesmo um projeto de cientistas envolvendo a tradução das vibrações de teias de aranha em música. Em estudo publicado na National Academy of Sciences, pesquisadores de Binghamton University (EUA) ajudam a esclarecer como esses animais usam as teias para capturar sons, proporcionando aviso sobre presas ou predadores nos arredores.

Segundo o artigo, um fio da teia de aranha é tão fino e sensível que pode detectar o movimento de partículas de ar vibrantes que compõem uma onda sonora. Na prática, isso faz com que as aranhas possam detectar movimentos e vibrações bem sutis através de órgãos sensoriais em suas garras tarsais nas pontas de suas patas, que usam para agarrar suas teias.

Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores colocaram aranhas em uma câmara fechada e aguardaram-na tecer uma teia. Testaram, então, diferentes níveis de som para ver se as aranhas respondiam ou não. Os aracnídeos envolvidos no estudo conseguiram responder sons verdadeiramente baixos (68 decibéis).

Continua após a publicidade

Com base na pesquisa, os cientistas chegaram a descobrir que as aranhas podem descobrir a direção de um som com 100% de precisão. Em um dos experimentos, a equipe instalou um mini alto-falante a 5 centímetros do centro da teia e a 2 milímetros do plano da teia.

Em outras palavras, o aparelho ficou o mais próximo possível, mas sem tocar nos fios. Quatro das 12 aranhas envolvidas no estudo responderam a esse sinal, provando que algumas são capazes de ouvir através das teias. Outra descoberta descrita no estudo é que os movimentos das aranhas alteram a tensão dos fios da teia, então é uma forma que elas encontraram de ajustar para captar diferentes frequências.

Fonte: National Academy of Sciences