Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que esperar da CES 2023?

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Dezembro de 2022 às 15h50

Link copiado!

Divulgação/CES
Divulgação/CES
Tudo sobre LG

A Consumer Electronics Show (CES) é um dos eventos de tecnologia mais tradicionais do calendário, pois é onde diversas novidades são apresentadas pelas maiores marcas. A edição de 2023 está quase chegando, e alguns pontos devem se destacar:

Entretenimento em alta resolução

Continua após a publicidade

De acordo com os últimos lançamentos, a tendência é que as marcas de TVs deem ainda mais destaque para seus modelos com resolução 8K. Produtos com tecnologia OLED, ULED, QD-OLED e Micro-LED são os mais aguardados, com destaque para os maiores nomes como a LG e a Sony.

Com a maior densidade de pixels, é possível esperar que o tamanho dos painéis também aumente. Opções com mais de 100 polegadas devem ser exibidas, além de possíveis protótipos com display flexível.

Soluções mais ousadas também devem aparecer, como é o caso do modelo Displace que não precisa de fios para funcionar. A televisão traz uma bateria gigante com autonomia de 30 dias, além de suporte para comandos por gestos que substituem o controle remoto.

Outros pontos que devem aparecer nas TVs mostradas na CES incluem a sustentabilidade, com telas capazes de consumir menos energia. Recursos mais avançados de inteligência artificial (IA) podem ser mostrados, como aprimoramentos no sistema ThinQ AI da LG, por exemplo.

Continua após a publicidade

Laptops, hardware e produtividade

A parte de notebooks e hardware costuma ser uma das mais badaladas da CES, com a presença das marcas mais relevantes do planeta. Para a edição do próximo ano, estão confirmados os estandes da AMD, Asus, Intel, Lenovo, Nvidia, Qualcomm e mais.

A Intel, por exemplo, deve mostrar diversos novos modelos de CPUs, incluindo sua linha Raptor Lake. Alguns lançamentos da empresa podem dar maior foco à IA e aplicações em outros produtos além dos computadores/laptops.

Continua após a publicidade

Da mesma forma, a AMD também pode apresentar as suas novas plataformas, como a linha Zen 4 composta por novos chips da série Ryzen 7000. Segundo rumores anteriores, a performance destes componentes impressiona, e por isso eles devem ser competidores fortes contra a Intel.

Já a Nvidia poderá ter uma presença mais discreta na CES 2023, limitando-se a poucas conferências. Mesmo assim, a companhia deve apresentar GPUs como a GeForce RTX 4070 Ti, como uma versão renomeada da “deslançada” RTX 4080.

Casa inteligente

Continua após a publicidade

O lançamento do protocolo Matter para casas inteligentes deu um novo fôlego para o mercado de produtos do tipo. Por isso, diversos novos itens também são esperados para a CES 2023.

Em geral, o novo padrão faz com que as conexões de smart home aconteçam de forma mais integrada. Desta forma, é dispensado o uso de muitos aplicativos — como o da Siri, Alexa, Google Assistente e mais —, em prol de uma experiência unificada no Matter.

Portanto, itens diversos como lâmpadas, cortinas, câmeras, fechaduras, e todo tipo de produto smart deverá aparecer na CES 2023. Portais internacionais também apontam para a apresentação de novos robôs aspiradores inteligentes, com reconhecimento de ambientes mais avançado e melhor performance.

Carros e soluções de mobilidade

Continua após a publicidade

A CES também costuma ser um momento em que marcas de carros aproveitam para apresentar suas novidades. Na CES 2022, por exemplo, a BMW mostrou sua tecnologia e-ink com pintura que muda de cor no modelo iX Flow, enquanto a Mercedes apresentou o protótipo elétrico Vision EQXX com autonomia de quase 1.000 km em uma só carga.

Para a próxima edição da feira, algumas marcas do ramo já estão confirmadas, como a BMW, Volkswagen, Mercedes, Hyundai e diversas outras.

Smartphones e vestíveis

Continua após a publicidade

Normalmente, a CES não costuma trazer tantos destaques do mundo dos smartphones. Afinal, as empresas preferem lançar seus modelos em eventos separados — a linha Galaxy S23, por exemplo, será mostrada apenas em fevereiro.

Mesmo assim, alguns novos modelos podem aparecer, especialmente aqueles mais acessíveis. É possível que a TCL apresente novas opções Android baratas, mesma proposta da Nokia/HMD Global.

Quanto aos produtos vestíveis, espera-se que a Garmin traga alguns novos relógios voltados para fitness e durabilidade. É provável que os modelos tragam o mesmo padrão híbrido da linha Vivomove, em que elementos analógicos unem-se aos recursos de smartwatch.

Continua após a publicidade

Onde e quando acontecerá a CES 2023?

No ano de 2023, a CES acontecerá entre os 5 e 8 de janeiro, em Las Vegas, EUA. Porém, eventos de imprensa estão marcados para os dias 3 e 4 de janeiro, quando as maiores novidades devem ser anunciadas.

Fonte: Lifewire, T3, PocketLint, Techradar, Forbes