Intel apresenta processadores “Arrow Lake” HX e H para gamers
Por Diego Corumba |

A Intel apresentou seus novos processadores Arrow Lake HX e H durante a CES 2025, com foco em desempenho e eficiência energética para gamers e criadores de conteúdo. As novas CPUs são direcionadas para notebooks e mini-PCs, atendendo ao mercado mobile.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Características mais importantes nos processadores Intel
- CPUs AMD conquistaram mais popularidade entre gamers em 2024
A linha será chamada de Intel Core Ultra 200HX e 200H. Enquanto os processadores HX terão até 24 núcleos (sendo 8 de desempenho e 16 de eficiência), os H terão até 16 núcleos (sendo 6 de desempenho e 10 de eficiência) - ambos com base na arquitetura mais recente da companhia.
Segundo os benchmarks divulgados pela Intel, o Core Ultra 9 285HX terá um desempenho 42% maior do que o AMD Ryzen AI 9 HX 375 em multi-core, assim como apresenta uma performance 3D com Ray Tracing 103% superior ao chip da concorrência.
A Intel também revelou que o Core Ultra 200H trará gráficos integrados Arc, com oito núcleos Intel Xe com extensão XMX para aceleração de inteligência artificial - o que pode aprimorar o desempenho de jogos em até 22% (em comparação à linha H da geração anterior).
Outro esforço direcionado às IAs é relacionado aos chips da série 200HX - os primeiros notebooks que chegarão com o selo “AI PC”, com NPU integrada de 13 TOPS.
A linha HX também permitirá ao usuário fazer overclocking nos núcleos de desempenho e eficiência. Além de ter suporte ao Intel XMP com DDR5 SODIMM, os chips também serão compatíveis com o “Extreme Tuning Utility” para uso com um clique através do Speed Optimizer.
Detalhes sobre as CPUs Intel Arrow Lake HX
De acordo com as informações divulgadas pela Intel, o Arrow Lake HX trarão mais opções de largura de banda e conectividade. Os chips terão até 48 pistas PCIe (incluindo de 4ª e 5ª Geração) para se conectar aos armazenamentos internos e GPUs mais recentes.
A companhia também revelou que houveram melhorias no empacotamento da CPU, com o processador chegando com um design 33% menor em relação aos anteriores - o que permite um modelo mais fino e leve, sem que comprometa o desempenho dos componentes.
O vice-presidente do Client Computing Group e gerente-geral de marketing e gerenciamento da Intel, Josh Newman, revela que os processadores serão lançados pensando na nova geração de jogadores. A ideia é dar suporte aos grandes lançamentos e ao imenso catálogo de games existente.
“Nossos processadores Intel Core Ultra séries 200HX e H são desenvolvidos para a próxima geração de criadores e jogadores. Com desempenho de computação e gráficos, eficiência e recursos de IA inovadores, esses processadores levarão toda a experiência do laptop a novos patamares.”
Leia outras matérias do Canaltech: