Publicidade

CES 2024 | Novo Alienware m16 R2 é compacto e tem modo Stealth

Por| 08 de Janeiro de 2024 às 20h00

Link copiado!

Léo Müller/Canaltech
Léo Müller/Canaltech
Tudo sobre Dell

A Dell apresentou seus novos notebooks gamer da marca Alienware durante a CES 2024, e o maior destaque foi o Alienware m16 R2. O laptop traz os novos processadores Intel Core Ultra, mas o que chamou atenção mesmo foi o redesign do chassi — que ficou 15% menor em relação ao modelo anterior — e o modo Stealth, que deixa o computador com uma aparência menos chamativa para que o jogador possa usá-lo não só nas horas de jogatina como também em ambientes como trabalho e faculdade.

O modo Stealth basicamente desliga toda a iluminação RGB do laptop, deixando apenas o teclado retroiluminado aceso, mas com luz branca. Isso, combinado ao fato de as linhas do chassi de alumínio anodizado serem mais sóbrias, bem como seu o esquema de cores, ajuda a deixar o aparelho mais discreto. A ideia da marca é que o usuário que comprar o m16 R2 possa usá-lo em casa, no trabalho ou em uma sala de aula sem chamar atenção de colegas e professores. Algo que não se pode dizer de muitos notebooks gamer.

Continua após a publicidade

Além dos detalhes estéticos do modo Stealth, o recurso ainda impede que as ventoinhas de resfriamento sejam ativadas, deixando o aparelho silencioso. Isso limita o poder de processamento do dispositivo, naturalmente, e garante um pouco mais de autonomia para a bateria de 90 Wh, aspectos importantes para uma máquina que também foi pensada para ser portátil.

Para ativar o modo Stealth, o usuário precisa apenas apertar F2. Na breve experiência que o Canaltech teve com a máquina em um evento fechado para impressa, notamos que a alternância entre os modos de alto desempenho e Stealth é muito rápida, e pode ser feita com aplicações abertas. Contudo, não foi possível rodar games ou apps de benchmarks no m16 R2 durante o evento, apenas manuseá-lo. Logo, a avaliação sobre a efetividade do recurso, e da máquina como um todo, fica para um outro momento.

Mesmo assim, é possível dizer que, apesar de ainda ser um notebook pesado, o m16 R2 tem chances de viajar na mochila e ser usado em ambientes mais formais com alguma frequência sem chamar tanta atenção.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Produção no Brasil

O Alienware m16 R2 será produzido no Brasil com uma variedade de especificações, incluindo chips Intel Core Ultra e GPUs GeForce RTX 4000 — quais versões especificamente ainda estão sendo definidas pela Dell do Brasil, mirando as necessidades e perfil do público brasileiro. Apesar de contar com componentes robustos, a máquina deve ser capaz de dissipar o calor gerado por eles, tendo um novo sistema de resfriamento desenhado para seu corpo mais compacto. Segundo a Dell, o m16 R2 consegue um "fluxo de ar até 43% mais eficiente" do que o aparelho da geração anterior. O Canaltech vai testar a máquina da Alienware e verificar se o resfriamento do PC realmente está em par com a necessidade do seu hardware.

Segundo o gerente de produtos gaming da Dell no Brasil, Leandro Venditti, a marca quer tornar o aparelho uma referência. "O novo sistema térmico do Alienware m16 R2 foi projetado para ser mais eficiente e ocupar menos espaço. Vamos trazer para o Brasil um equipamento que vai entregar o desempenho a ser batido na categoria", comentou.

Continua após a publicidade

Tela de alta tecnologia

O m16 R2 tem um display capaz de girar 180 graus, um recurso mais voltado para produtividade do que para jogos. Com 16 polegadas na proporção 16:10 e resolução QHD+ (2560 x 1600 pixels), a tela tem taxa de atualização de 240Hz e alta fidelidade de cores. Temos ainda som com Dolby Atmos para completar a experiência.

A fabricante também embarcou a tecnologia NVIDIA DLSS 3.5, que utiliza Inteligência Artificial e os Tensor Cores para entregar mais quadros por segundo durante os gameplays.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade no Brasil

O Alienware m16 R2 com fabricação nacional não tem data oficial de lançamento no Brasil até o momento, mas a Dell informa que pretende disponibilizar a máquina por aqui ainda em 2024 com várias opções de configuração. Nos EUA, o modelo chega no dia 11 de janeiro com preços começando em US$ 1,5 mil, o equivalente a R$ 7,2 mil, mas não sabemos os valores para o Brasil por enquanto.