Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2021 | Sony apresenta linha de TVs Bravia XR com "inteligência cognitiva"

Por| 07 de Janeiro de 2021 às 21h30

Link copiado!

Divulgação/ Sony
Divulgação/ Sony
Tudo sobre Sony

Antes do início oficial da CES 2021 na segunda-feira (11), a Sony adiantou as novidades sobre a linha de TVs Bravia XR, com cinco novos modelos. O grande diferencial dos aparelhos da companhia nipônica é um novo processador de imagem que deve trazer a "inteligência cognitiva" para melhor a experiência do usuário na hora de assistir a um filme ou jogar, chamado de Cognitive Processor XR.

Além disso, as novas TVs da Sony evoluíram do Android TV para, agora, o Google TV como sistema operacional integrado. Também contarão com Google Assistente, através de comandos de voz, e suporte para Alexa, da Amazon. Outro suporte será para o HomeKit e o AirPlay 2, o que melhorará a interação com usuários que usam produtos da Apple. Os modelos contarão com entrada HDMI 2.1 e alguns terão resolução 8K.

Continua após a publicidade

TVs com "inteligência cognitiva"?

Até então, os modelos anteriores da Sony utilizavam a Inteligência Artificial (IA) para otimizar os elementos da imagem, mas de forma individual, como brilho, o contraste e a cor. Segundo a empresa, o Cognitive Processor XR é uma evolução no aprimoramento da qualidade da imagem, já que pesquisa o que está sendo exibido na tela e divide a imagem em zonas específicas para se concentrar.

“Ao fazer isso, cada elemento é ajustado para seu melhor resultado final, em conjunto com os outros, de modo que tudo fique sincronizado e natural — algo que a IA convencional não pode alcançar”, afirma a Sony, em nota. É como se a TV tentasse simular a forma como nossos cérebros processam imagens, compara presidente e CEO da Sony Electronics, Mike Fasulo, sobre a inovação apelidada de "inteligência cognitiva".

Para entender melhor a proposta, em um close-up no rosto de um personagem, a TV se concentrará em fornecer um tom de pele mais realista para quem assiste. Agora, se a câmera se distanciar, esse foco muda e a tecnologia procurará outros elementos para destacar no quadro, como uma placa iluminada. Além disso, o Cognitive Processor XR deve melhorar o desempenho das TVs 8K da Sony.

Continua após a publicidade

Além da tecnologia chamada de "inteligência cognitiva", as TVs da série Master são equipadas com um novo sensor para detectar a temperatura da cor da luz ambiente em uma sala, por exemplo. Dessa forma, poderá ser ajustada automaticamente o branco da TV para corresponder com o ambiente.

Linha Bravia XR da Sony:

Z9J Master Series 8K (Full-array LCD)

Continua após a publicidade

A90J Master Series 4K (OLED)

A80J 4K (OLED)

Continua após a publicidade

X95J 4K (LCD)

X93J 4K (LCD)

Continua após a publicidade

Até o momento, a companhia ainda não compartilhou informações como preço ou disponibilidade dos modelos anunciados da linha Bravia XR.

Fonte: EngadgetThe Verge, MacRumors e Sony