Publicidade

Review One UI 4.0 | uma interface que está sempre de cara nova

Por| Editado por Léo Müller | 21 de Fevereiro de 2022 às 11h38

Link copiado!

Review One UI 4.0 | uma interface que está sempre de cara nova
Review One UI 4.0 | uma interface que está sempre de cara nova

No segundo semestre do ano passado, a Samsung oficializou a nova versão da sua interface de usuário, a One UI 4.0. A skin foi desenvolvida para rodar por cima do Android 12 e, é claro, conta com várias modificações feitas para deixar o sistema mais com a cara da sul-coreana. Por isso, hoje, ela passa por um review completo aqui no Canaltech.

Entre as várias modificações, estão menus e barras de notificações personalizadas, uma loja de temas exclusiva repleta de opções, recursos e apps nativos que deixam a usabilidade ainda mais simples e intuitiva e sistemas para aumentar a privacidade e segurança durante o uso dos celulares.

Mas como a One UI 4.0 se sai na prática? Será que a navegação é tão boa como o prometido? O visual do sistema fica realmente mais bonito do que um “Android Puro”, por exemplo? Confira essa análise e veja qual foi a minha experiência com a interface da marca.

Continua após a publicidade

É importante destacar que alguns desses recursos não são novidades na nova versão da interface, mas fazem parte dela. Portanto, é possível que alguma função descrita aqui já faça parte do sistema operacional desde a One UI 3 ou anterior.

Design da Interface

A One UI 4.0 conta com um visual bem personalizado, com telas intuitivas, porém não tão minimalista como alguns podem esperar. Na tela inicial, por exemplo, ao deslizar a tela de cima para baixo uma vez, o usuário tem uma visão breve de algumas funções para ativar ou desativar. Mais um deslize revela uma quantidade maior de recursos.

O menu principal — caso o usuário opte por utilizá-lo — oferece uma visão com navegação horizontal, com grades que deslizam lateralmente, enquanto outras interfaces ou até mesmo launchers de terceiros apostam em um visual vertical. Isso é uma questão de gosto, mas eu, particularmente, prefiro a segunda forma.

Continua após a publicidade

Na tela inicial, além das páginas com os aplicativos, a interface também oferece um feed de notícias, que pode ser acessado ao deslizar completamente para a esquerda. Esse feed pode ser alterado ou desativado nas preferências da área de trabalho.

Na interface, os ícones ganham uma moldura quadrada com bordas arredondadas e suaves. Muitos aplicativos já estão otimizados para essa estética, mas, quando não, ficam apenas com o logo do app com seu formato padrão em um fundo branco — algo que acontece bastante com apps do Google ou com o Telegram, por exemplo.

Ao manter um ícone pressionado — seja na gaveta de aplicativos ou na tela inicial — o aparelho oferece uma janela com aspecto semi-transparente com algumas opções de atalhos. Em mensageiros, é possível abrir as últimas conversas, enquanto com redes sociais é possível ir direto para a tela de publicação ou captura de foto, por exemplo.

Continua após a publicidade

Personalização

Além do visual já customizado do sistema, o usuário ainda tem a opção de personalizar ainda mais a interface da One UI. Para isso, a Samsung oferece, principalmente, uma loja de temas dedicada, que pode ser acessada ao manter o dedo pressionado na tela inicial.

Nessa loja, além dos temas, é possível encontrar papéis de parede, pacotes de ícones e novas opções para a tela Always On. A maioria das opções mais bonitas é paga, mas, procurando com calma, é possível encontrar imagens e customizações boas de graça.

Para quem — como eu — costuma cansar rápido do visual das telas no celular, ter uma variedade maior de temas, wallpapers e ícones disponíveis é de bom grado e torna a interface mais atrativa à longo prazo.

Continua após a publicidade

Dentro das opções de papéis de paredes para a tela de bloqueio, é possível encontrar, também, alguns modelos em vídeo, os famosos live-wallpapers, que não ficam só naquela imagem estática de sempre.

Além da loja de temas, também é possível customizar opções mais básicas no design do celular, como a quantidade de aplicativos que podem aparecer na gaveta de apps, na tela inicial ou dentro de pastas.

Como a One UI 4.0 é desenvolvida com base no Android 12, o usuário ainda tem a opção de alterar a paleta de cores do sistema. Isso oferece conjuntos limitados que combinam pré-definições de cores para os ícones e opções na interface. Além do azul padrão, há versões com lilás, salmão, rosa, entre outros.

Continua após a publicidade

Segurança e Privacidade

Os mecanismos de segurança e privacidade da One UI — ou melhor, da Samsung — são gerenciados por ferramentas providas pela Knox, que é uma estrutura própria da Samsung.

Dessa forma, os aparelhos com o software oficial da sul-coreana contam com uma “camada” a mais de proteção, que evita que o celular seja alvo de vulnerabilidades e ameaças.

É importante destacar que o Knox não é uma função da One UI, em si, mas sim um mecanismo de defesa da Samsung. Mas, é claro, ele está de alguma forma atrelado à interface, então é válido fazer um destaque para ele aqui neste review.

Continua após a publicidade

Proteção de arquivos

Para começar, a interface possui um recurso que permite armazenar arquivos pessoais em uma Pasta Segura. Dessa forma, se você costuma trabalhar com bastante dados confidenciais, é possível salvar tudo em um único app nativo e proteger as informações com uma senha extra.

Segurança em navegação pública

Se você usa bastante redes Wi-Fi públicas, o recurso “Wi-Fi Seguro” permite aumentar o nível de segurança durante a navegação. Dessa forma, ao usar conexões de praças ou restaurantes, por exemplo, o usuário não fica vulnerável a ameaças de outros aparelhos na mesma rede.

Continua após a publicidade

Uso da câmera e microfone

Na One UI, o usuário tem alertas em tempo real sobre quando a câmera ou microfone estão em uso. Ao abrir a câmera ou iniciar uma gravação, por exemplo, um ícone verde aparecerá perto do indicador de bateria, para mostrar que o componente está em uso.

Dessa forma, se algum app utilizar indevidamente o acesso à câmera ou microfone, será possível saber quando isso acontece.

Notificações

Continua após a publicidade

A área de notificações não é muito diferente de outros modelos, mas apresenta um recurso muito interessante que foi inaugurado ainda com o Android 11, que é a bolha de mensagens.

Com essa função, apps mensageiros podem ser convertidos em uma janela pequena, que pode ser minimizada e movida ao redor do painel, como já acontece há tempos com o Messenger do Facebook. É importante destacar, porém, que nem todos os apps são compatíveis, e o WhatsApp é dos que não oferece suporte ao recurso.

Ainda na barra de notificações, é possível responder diretamente aos chats, sem precisar abrir o respectivo app. Isso também já não é nenhuma novidade em celulares Android, mas é importante mencionar aqui.

Continua após a publicidade

Uma coisa que me incomodou durante a minha experiência de uso da One UI, no entanto, são as notificações do Telefone. Em outras interfaces, se eu receber uma mensagem no Correio de Voz, por exemplo, eu posso deslizar para apagar essa notificação na barra.

Já na One UI, eu só tenho a opção de desativar esses alertas por até duas horas, portanto preciso sempre fazer esse processo manual de tempos em tempos até ouvir a mensagem ou apagá-la. Não há um método oficial de desativá-las permanentemente ou simplesmente dispensá-las, como acontece com outras notificações.

Isso parece acontecer apenas com os alertas que vêm do app Telefone — mensageiros baixados, redes sociais, jogos e outros permitem desativar permanentemente ou dispensar as notificações sem problemas.

Apps, Recursos e Diferenciais

Continua após a publicidade

Uma das melhores coisas da One UI é a quantidade de funções nativas, que são ótimos diferenciais para quem ainda tem dúvida se vale comprar um celular Samsung por conta da interface de usuário da marca.

Alguns recursos já estão presentes em outros aparelhos, outros são exclusividades, mas a forma que eles são executados na One UI 4.0 é que faz valer à pena utilizar um smartphone Galaxy. Vamos conhecer algumas dessas funções.

Lanterna

A Lanterna, por mais que seja uma função básica em qualquer smartphone, recebe um tratamento melhor na One UI. Em dispositivos Galaxy, é possível não só acender e apagar o flash, como também controlar a intensidade do brilho. Isso é muito útil para não incomodar muito a vista durante a madrugada, por exemplo.

Histórico de notificações

Outra função interessante na One UI é o histórico de notificações. Com ele, após deslizar um alerta para dispensá-lo, o sistema armazena as mensagens em uma área específica. Isso é muito bom para casos em que uma notificação é apagada por engano antes de ser lida.

Controle de dispositivos

O controle de dispositivos de casa inteligente — que existe de forma nativa em dispositivos com o sistema do Google desde o Android 11 — é um pouco diferente na One UI.

Em vez de os aparelhos conectados aparecerem no menu de energia, ao manter a tecla power pressionada, o usuário tem uma visualização de todos eles em uma área dedicada, ao deslizar a barra de notificações para baixo.

Wireless PowerShare

O Wireless PowerShare é o nome do recurso de carregamento reverso da Samsung. Com ele, é possível doar um pouco de carga para outros aparelhos que sejam compatíveis com carregamento sem fio. Para isso, basta posicionar o aparelho na traseira do smartphone.

No entanto, essa função não está disponível em todos os celulares da marca, já que depende de hardware interno específico. Alguns exemplos de modelos compatíveis são os da linha Galaxy S20, S21, Note 9, Note 10 e Note 20.

Modo DeX

O modo DeX permite que quase todas as funções do celular sejam acessadas por uma interface dedicada no computador. Dessa forma, quem costuma trabalhar em um PC e precisa do celular durante o dia não precisa ficar pegando o dispositivo móvel o dia todo. Muitas funções do smartphone podem ser feitas direto na telona.

Assim como o Wireless PowerShare, nem todos os modelos são compatíveis com essa função.

Music Share

O Music Share permite que o usuário compartilhe a conexão Bluetooth de acessórios — como fones de ouvido ou caixas de som — com outros celulares Galaxy. Dessa forma, se um amigo for na sua casa e quiser utilizar um speaker Bluetooth seu, por exemplo, não será necessário parear o gadget no smartphone.

Outra vantagem é que ambos conseguem controlar a reprodução de mídia em seus respectivos celulares. Assim, quando um começa uma música, a do outro para e vice-versa.

Saída de mídia

Essa função é bem útil para quem utiliza fones de ouvido Bluetooth e, de vez em quando, quer mudar a saída de áudio sem precisar desconectar o acessório. Com ela, basta abaixar a barra de notificações e depois clicar em “saída de áudio” para escolher onde irá escutar a mídia em reprodução.

Outra coisa boa é a possibilidade de dividir a reprodução em mais de um acessório. Dessa forma, se o usuário quiser ouvir música com um amigo ou parceiro não é necessário ficar com um apenas um lado do fone — cada um pode usar seu próprio fone.

Remover objetos no editor de fotos

Na One UI 4.0 o Editor de Fotos nativo da galeria ganhou mais uma função, que permite remover objetos específicos de uma foto. Dessa forma, a inteligência artificial do aparelho atua para que a área removida fique com um fundo parecido com o restante do plano.

Funciona bem para cenários em que o fundo são árvores ou mato, por exemplo.

Acessibilidade

Além dos recursos padrão de acessibilidade, como o TalkBack, a One UI 4.0 ainda oferece algumas vantagens a mais, como menus flutuantes e transparentes que podem ser recolhidos quando não estão em uso e ativados com um clique.

Dentro desses menus, é possível encontrar diversos atalhos para diversas funções, como as configurações de acessibilidade, TalkBack, ampliação da tela, inversão de cores, fontes em alto contraste, redução de brilho, ajuste de cor, amplificador do som ambiente, entre outros.

Além disso, outra configuração permite adicionar um menu assistente — também flutuante — no painel. Nele é possível, entre outras funções, adicionar um cursor na tela como se fosse um mouse, para navegar por todo o display ao deslizar por um trackpad virtual.

One UI 4.0 | uma interface de usuário que está sempre de cara nova

A One UI 4.0 é uma interface bem customizada, com design bem agradável e ainda oferece bastante opções de personalização, para deixar o aparelho com a sua cara. Seus recursos e aplicativos nativos a tornam um belo diferencial para quem quer algo além do que o Android oferece.

Além disso, para quem se preocupa bastante com segurança e privacidade de navegação, o Samsung Knox oferece uma camada a mais de proteção, com funcionalidades que evitam que o smartphone fique vulnerável mesmo em redes Wi-Fi públicas.

Um ponto negativo que notei é a impossibilidade de dispensar notificações do Telefone, como aqueles alertas chatos do Correio de voz. Para quem, como eu, prefere deixar sempre a barra de notificações limpa, isso é certamente bem incômodo.

Mas não é algo que atrapalhe a experiência de uso. A skin certamente oferece um “algo a mais” que torna sua usabilidade muito mais interessante do que o Android puro.