Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wi-Fi | Como funciona um roteador mesh

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Novembro de 2021 às 18h10

Link copiado!

Reprodução/Xiaomi
Reprodução/Xiaomi

O termo Wi-Fi Mesh tem se tornando cada vez mais popular nos últimos anos. Projetado inicialmente para bases militares e prédios de grandes corporações, a tecnologia agora chega aos lares dos consumidores e promete tornar a rede Wi-Fi ainda maior e mais confiável em todos os cantos da casa.

Derivada do inglês, a palavra "mesh" é traduzida como "malha" no português e essa é de fato a melhor definição para o sistema de rede sem fio que promete levar Wi-Fi à casa toda sem perdas.

Como funciona o Wi-Fi Mesh?

Continua após a publicidade

Diferente do tradicional roteador Wi-Fi, os roteadores Mesh geralmente são vendidos em conjuntos de dois ou três módulos. Eles são projetados para que usuários posicionem todos os módulos em ambientes estratégicos da casa para oferecer máxima cobertura.

Cada módulo Mesh cria uma conexão de malha e é identificado como um nó. Assim, caso um roteador enfrente problemas, todo o sistema segue sustentando o funcionamento.

A transmissão da internet pela rede Mesh também é muito melhor que os roteadores tradicionais, uma vez que todos os módulos trabalham em total sintonia para expandir o sinal com o máximo de eficiência e direcionamento automático.

Continua após a publicidade

Roteador Mesh ou repetidor Wi-Fi?

Muitas pessoas podem confundir um roteador Wi-Fi Mesh com um repetidor Wi-Fi uma vez que a ideia dos dispositivos soe semelhante, mas não se engane.

Uma rede Mesh oferece máxima velocidade e grande força de sinal em toda sua cobertura. Já os repetidores pegam o fraco e danificado sinal Wi-Fi que chega até eles e expandem, resultando em velocidades mais lentas em uma área maior. A ideia da rede Mesh é justamente corrigir esse problema, gerando uma conexão onde todos os roteadores entregam o mesmo nível de sinal e velocidade de conexão, com uma só rede em toda a sua casa.

Continua após a publicidade

As vantagens da rede Mesh

Entre os destaques da rede Mesh temos a possibilidade de expansão dependendo da necessidade de cada lar. A malha pode crescer ao adicionar mais módulos para oferecer cobertura da vez melhor.

Outro destaque fica para a configuração simples e o redirecionamento automático. Mesmo com vários roteadores Mesh espalhados pela casa não será preciso configurar a senha de cada um deles no seu dispositivo, já que a rede assegura de trocar para o módulo Mesh mais próximo.

Continua após a publicidade

Assim, conforme você se move pela casa o Wi-Fi é alterado para o melhor sinal sem você perceber, garantindo sempre a velocidade mais rápida e o sinal mais forte.

Mais um destaque fica para a maior inteligência da rede Mesh. Por operar tanto em 2,4 GHz quanto em 5 GHz, roteadores são capazes de direcionar os dispositivos para a melhor rede de forma transparente, criando apenas uma conexão Wi-Fi e alternando entre as frequências automaticamente de acordo com a necessidade.

Dessa forma, smartphones, notebooks, tablets e consoles vão tirar proveito da rede 5 GHz — mais veloz, mais confiável e de menor alcance —, deixando a de 2.4 GHz para produtos de casa inteligente e dispositivos mais simples.

Continua após a publicidade

Roteador Wi-Fi ou rede Mesh? Qual vale a pena?

E aqui chegamos ao ponto da questão. Entre um roteador Wi-Fi tradicional e um de rede Mesh, qual é o melhor?

É importante que você tenha em mente como o sinal é distribuído em sua casa. O lar, seja ele apartamento ou casa, é grande? Existem pontos fracos de sinal? Vídeos levam mais tempo para carregar em cômodos distantes? A rede 5 GHz é usada com frequência em mais de um cômodo? Se a resposta for sim para a maioria das perguntas, então você precisa de uma rede Wi-Fi Mesh mais do que um simples roteador Wi-Fi.

Continua após a publicidade

Mas se sua casa ou apartamento for pequeno e você não possui problemas de sinal na maioria das áreas comuns e privativas, então apenas um bom roteador Wi-Fi já é suficiente.

Sistemas Wi-Fi Mesh já podem ser adquiridos por menos de R$ 500 em kit com dois roteadores, o que já elimina a maior parte dos problemas de grande parte das casas brasileiras, sendo um preço ligeiramente maior que o de roteadores tradicionais mais básicos, mas que valem muito mais a pena que adquirir vários modelos simples.

Caso você perceba a existência de pontos cegos de sinal pela casa, ainda é possível comprar módulos separadamente e adicioná-los com muita praticidade e custo baixo.