Problemas no WiFi: uma lista dos mais comuns e como consertá-los

Por Dimitri Pereira

A velocidade da Internet e o WiFi têm, ambos, melhorado significativamente ao longo dos últimos anos. A velocidade de transmissão de dados é mais rápida em toda linha e conexões sem fio são mais confiáveis do que nunca. No entanto, o WiFi às vezes apresenta problemas. Uma vez que você configurar a sua rede doméstica, eis aqui algumas questões muito comuns que você pode executar em seu WiFi e como corrigi-las.

Conexão lenta

Apesar da velocidade estar cada vez mais rápida na maioria dos lugares ao redor do mundo, as redes sem fio (e muitas vezes as com fio também) podem travar. Se a sua conexão com a Internet está funcionando, mas a velocidade está abaixo do normal, geralmente há uma explicação lógica para isso que normalmente pode ser corrigida.

Causa: O problema mais óbvio com a velocidade do WiFi é que talvez você esteja muito longe do roteador. Quanto mais longe você estiver, menor será o seu rendimento.

Solução: Para corrigir esse problema, é só se aproximar do roteador. Se o roteador está em outra sala, tente ir para a sala onde ele está instalado e veja se isso resolve. Se esse é um problema constante, tente posicionar o roteador em um local mais alto, em uma prateleira por exemplo, longe de outros dispositivos que podem interferir no sinal, e em uma localização central em sua casa. Se isso não funcionar, considere comprar um segundo roteador e um conjunto de adaptadores de rede para ampliar a sua rede.

Causa: Outro motivo de lentidão é a falta de banda larga. Se todos os habitantes estiverem em casa e usando os seus computadores, telefones, tablets e televisores, a velocidade de sua Internet está sendo espalhada e distribuída entre esses vários dispositivos.

Solução: Desconecte todos os dispositivos que você não esteja utilizando ativamente. Se várias pessoas estão tentando assistir vídeos, por exemplo, via Youtube ou Netflix, enquanto alguém está tentando jogar online, você pode tentar conectar um ou mais dos dispositivos diretamente ao roteador usando um cabo Ethernet CAT-5 para liberar alguma banda larga sem fio. Mas o problema pode ser que simplesmente você não tenha velocidade de Internet rápida o suficiente para suportar tudo de uma vez.

Há também a possibilidade de que alguém das redondezas esteja fazendo uso de sua rede. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de configurar a segurança de sua rede, utilizando uma senha forte, ou um codificador de senhas.

Causa: A interferência pode ser um problema real, especialmente em áreas congestionadas. Quando a maioria das pessoas configuram as suas redes WiFi pela primeira vez, elas deixam as configurações inalteradas, o que significa canais de frequência wireless padrão, como 1, 6 e 11, o que as tornam muito suscetíveis a ruídos.

Solução: Felizmente, muitos modelos de roteadores mais recentes são capazes de selecionar automaticamente as frequências menos utilizadas na reinicialização. Ligue e desligue o roteador, ou faça o login no painel de administração e selecione um canal diferente.

Causa: Durante o horário de pico, a velocidade pode diminuir para todos, especialmente em áreas urbanas congestionadas.

Solução: Tudo o que você pode fazer, se esse for o caso, se possível, é tentar agendar o seu uso fora do horário de pico para obter as melhores velocidades.

Causa: A tecnologia sem fio mudou muito ao longo dos últimos dez anos. Novos padrões sem fio têm sido colocados em prática, as velocidades estão mais rápidas do que nunca, a fibra está sendo oferecida em mais áreas e dispositivos que você nunca pensou que exigiriam uma conexão à Internet agora precisam de WiFi, como televisores, alto-falantes, impressoras, luzes, geladeiras e muitos outros. O problema poderia simplesmente ser um roteador ultrapassado.

Solução: Se você acha que o seu roteador está limitado e ultrapassado, pode ser a hora de pensar em comprar um novo. Uma boa prática que pode ajudar a evitar esse tipo de problema completamente seria atualizar o seu roteador a cada dois anos.

Sem conexão com a Internet

Causa: Periodicamente, algumas falhas podem acontecer ao roteador ou ao modem, ou a ambos, o que faz com que eles simplesmente parem de se comunicar. Nem sempre há uma explicação, isso apenas acontece.

Solução: A melhor maneira para resolver isso é puxar o plugue. Exatamente isso, retire o modem e o roteador da tomada de alimentação e aguarde pelo menos 30 segundos antes de ligá-los na tomada novamente.

Causa: Um dos problemas mais comuns que acontecem é a conexão com a Internet cair completamente, não devido a um problema de hardware, mas sim uma interrupção maciça do serviço.

Solução: Não há muito o que fazer nesse caso. Você pode ir a um café mais próximo e usar a rede deles, ou pegar o telefone do seu provedor de serviços de Internet e dizer que você está sem conexão. Infelizmente, isso geralmente não fará muita diferença e nem vai acelerar o tempo de recuperação, mas pode ajudar o seu provedor a saber mais sobre quais áreas estão sendo afetadas por uma interrupção.

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