Positivo anuncia roteadores mesh que ampliam Wi-Fi sem pontos de sombra

Positivo anuncia roteadores mesh que ampliam Wi-Fi sem pontos de sombra

Por Felipe Junqueira | Editado por Wallace Moté | 17 de Junho de 2021 às 07h30
Divulgação/Positivo

Cada vez mais dispositivos se conectam à rede Wi-Fi de uma casa ou empresa, o que deixa os roteadores sobrecarregados. Além disso, há o problema da distância e obstáculos que enfraquecem o sinal ou até tornam impossível o acesso.

Os roteadores mesh são uma solução para isso, pois ampliam o sinal e ainda aumentam a quantidade de dispositivos que podem se conectar sem causar “congestionamento” na rede. A Positivo anunciou nesta quarta-feira (16) dois novos modelos deste tipo de equipamento, com foco justamente em domicílios e pequenas e médias empresas. Segundo a marca, os novos Smart Roteador Mesh FAST Ethernet e Smart Roteador Mesh GIGABIT Ethernet possuem alcance de 400m² sem pontos de sombra.

A diferença entre os modelos é apenas a velocidade da internet. O modelo FAST é ideal para locais com plano de até 100 Mbps, ao que o GIGABIT é indicado para pontos de mais de 100 Mbps. A importância de comprar o roteador MESH certo é garantir que a internet seja utilizada em seu máximo potencial.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Em comum, os Smart Roteadores Mesh da Positivo oferecem ainda uma tecnologia que identifica e distribui o sinal do Wi-Fi de forma inteligente, suporte a até 64 conexões estáveis por roteador, recurso para fácil criação de rede de convidados, controle parental e função QoS (Quality of Service), que permite criar regras para priorizar a navegação de certos dispositivos.

Os roteadores têm quatro antenas de 5 dBi em cada unidade, trazem suporte à conexão Wi-Fi 5, suportam dual-band (de 2,4 GHz com velocidade de 300Mbps e 5GHz com 867Mbps), uma porta WAN, três portas LAN e diversas funções, como rede guest, Beamforming, SSID oculto, regulação de força de sinal, agenda de Wi-Fi e WPS (Wi-Fi Protected Setup).

Como funciona o roteador MESH

Conforme já mencionado, um roteador MESH tem a função de ampliar a cobertura Wi-Fi de uma residência ou estabelecimento comercial. Trata-se de uma das mais recentes inovações em conexão sem fio, que cria uma malha (daí o nome ‘mesh’, que é a palavra em inglês para malha) em que dois ou mais dispositivos se conectam para expandir e fortalecer o sinal. É possível criar redes com até quatro roteadores, que ampliam não apenas o alcance do sinal como também a quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo.

E tudo isso sem perder velocidade, algo comum em locais com um só roteador Wi-Fi, que pode causar uma disputa por banda, como em uma avenida. O número de “faixas” é limitado, e quanto mais dispositivos conectados ao mesmo ponto de internet, mais difícil fica para eles manterem a conexão.

Preço e disponibilidade

Os roteadores da Positivo estarão disponíveis na Amazon a partir do dia 21 de junho. O kit com dois Smart Roteador Mesh FAST Ethernet, para conexões de até 100 Mbps, terá preço sugerido de R$ 549, enquanto o conjunto com dois Smart Roteador Mesh GIGABIT Ethernet custará R$ 849. A empresa promete vender, também, em embalagens unitárias — lembrando que é possível conectar até quatro roteadores em uma única rede.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.