Publicidade

Matter 1.5 traz suporte a câmeras e outras melhorias para casa inteligente

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

A Connectivity Standards Alliance (CSA) anunciou, nesta quinta-feira (20), o lançamento do Matter 1.5, atualização que leva o padrão de interoperabilidade a novas categorias de dispositivos. O destaque da nova versão fica por conta da inclusão do suporte para câmeras de segurança.

O Matter é um protocolo de interoperabilidade de dispositivos de casa inteligente, que permite que produtos de diferentes marcas — como Apple, Google e Amazon — funcionem conjuntamente, de maneira segura e fluida.

A adição do suporte nativo a câmeras era uma das novidades mais aguardadas pelo mercado, e, com essa atualização, os desenvolvedores podem criar câmeras que operam dentro do ecossistema de interoperabilidade usando a tecnologia WebRTC.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esse recurso habilita funções como streaming de vídeo e áudio em tempo real, comunicação bidirecional e acesso remoto. O Matter 1.5 também traz um grande avanço em relação ao armazenamento de imagens, já que passa a suportar gravação local ou em nuvem.

Recursos avançados, como movimentação da lente e zonas de privacidade, também foram adicionados na mais recente atualização do sistema de casas inteligentes da CSA.

Atualização do Matter vai de cortinas a sensores de solo

Mas as novidades do Matter 1.5 vão além das câmeras. A atualização também traz um sistema de interoperabilidade para dispositivos como cortinas, toldos, portões e portas de garagem, com possibilidade de diferentes tipos de movimentos e um controle mais preciso para os usuários.

Sensores de solo também foram adicionados à atualização, possibilitando ações como a medição da umidade e temperatura da terra, além da automação de sistemas de irrigação.

Avanços na gestão de energia

A nova versão do sistema da CSA também conta com avanços na gestão de energia residencial. Agora, os dispositivos podem trocar informações padronizadas sobre tarifas de energia e intensidade de carbono da rede elétrica.

Continua após a publicidade

Essa atualização possibilita que eletrodomésticos utilizem esses dados para ajustar seu funcionamento de acordo com as preferências do usuário, tabelas de tarifas ou requisitos regulatórios.

Outro avanço é a adoção do transporte de dados via TCP — protocolo responsável por gerenciar conexões entre dispositivos e garantir que os pacotes cheguem corretamente ao destino final. Essa integração otimiza o desempenho no envio de grandes volumes de dados, algo especialmente importante para vídeos.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: Lâmpadas inteligentes: porque elas NÃO SÃO a melhor opção pra começar!