Matter 1.5 traz suporte a câmeras e outras melhorias para casa inteligente
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi |

A Connectivity Standards Alliance (CSA) anunciou, nesta quinta-feira (20), o lançamento do Matter 1.5, atualização que leva o padrão de interoperabilidade a novas categorias de dispositivos. O destaque da nova versão fica por conta da inclusão do suporte para câmeras de segurança.
- O pesadelo de conectar aparelhos de casa inteligente está prestes a acabar
- Fechadura digital brasileira lê veias da palma da mão e não precisa das digitais
O Matter é um protocolo de interoperabilidade de dispositivos de casa inteligente, que permite que produtos de diferentes marcas — como Apple, Google e Amazon — funcionem conjuntamente, de maneira segura e fluida.
A adição do suporte nativo a câmeras era uma das novidades mais aguardadas pelo mercado, e, com essa atualização, os desenvolvedores podem criar câmeras que operam dentro do ecossistema de interoperabilidade usando a tecnologia WebRTC.
Esse recurso habilita funções como streaming de vídeo e áudio em tempo real, comunicação bidirecional e acesso remoto. O Matter 1.5 também traz um grande avanço em relação ao armazenamento de imagens, já que passa a suportar gravação local ou em nuvem.
Recursos avançados, como movimentação da lente e zonas de privacidade, também foram adicionados na mais recente atualização do sistema de casas inteligentes da CSA.
Atualização do Matter vai de cortinas a sensores de solo
Mas as novidades do Matter 1.5 vão além das câmeras. A atualização também traz um sistema de interoperabilidade para dispositivos como cortinas, toldos, portões e portas de garagem, com possibilidade de diferentes tipos de movimentos e um controle mais preciso para os usuários.
Sensores de solo também foram adicionados à atualização, possibilitando ações como a medição da umidade e temperatura da terra, além da automação de sistemas de irrigação.
Avanços na gestão de energia
A nova versão do sistema da CSA também conta com avanços na gestão de energia residencial. Agora, os dispositivos podem trocar informações padronizadas sobre tarifas de energia e intensidade de carbono da rede elétrica.
Essa atualização possibilita que eletrodomésticos utilizem esses dados para ajustar seu funcionamento de acordo com as preferências do usuário, tabelas de tarifas ou requisitos regulatórios.
Outro avanço é a adoção do transporte de dados via TCP — protocolo responsável por gerenciar conexões entre dispositivos e garantir que os pacotes cheguem corretamente ao destino final. Essa integração otimiza o desempenho no envio de grandes volumes de dados, algo especialmente importante para vídeos.
Leia mais:
- Novos Echo Show 8 e 11 chegam ao Brasil com IA e som adaptativo
- Novo cobertor inteligente da Xiaomi funciona com comandos de voz; conheça
- Xiaomi anuncia central de casa inteligente com tela enorme e controle por voz
VÍDEO: Lâmpadas inteligentes: porque elas NÃO SÃO a melhor opção pra começar!