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Companhia aumenta remotamente a temperatura de casas dos consumidores nos EUA

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Junho de 2021 às 23h30

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Em meio a uma onda de calor que assola o Texas, uma companhia que fornece energia elétrica para o estado decidiu que deixar pessoas aquecidas era uma boa maneira de garantir a integridade de seus serviços. Para isso, ela realizou o ajuste remoto de termostatos inteligentes presentes nas casas dos consumidores, que só descobriram o que estava acontecendo após terem que lidar com temperaturas incômodas.

Para convencer os clientes a permitir que isso acontecesse, a empresa criou o programa “Smart Saves Texas”, que promete até US$ 5 mil em economias na conta de luz através de um sorteio. O que aqueles que entraram no programa não perceberam é que a participação dava às empresas fornecedoras o direito de ajustar as temperaturas de suas casas sem permissão prévia durante períodos de alta demanda.

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Isso significa que, em meio a uma onda de calor, os consumidores assinantes perdem a opção de ligar o ar condicionado — e estão sujeitos a passar frio caso a temperatura caia bruscamente. Embora a situação do tipo possa parecer inédita, programas do tipo são relativamente comuns na Califórnia e na Nova Inglaterra, segundo informa a Vox.

Sistema comum nos Estados Unidos

O que diferencia a situação do Texas é a aparente falta de transparência da empresa fornecedora de energia, que falhou em informar os consumidores do que poderia acontecer com seus termostatos. O sistema automático é oferecido pela EnergyHub, empresa que fornece serviço a fornecedores de energia como a TXU Energy, CenterPoint e ERCOT.

Nos Estados Unidos, diversas companhias possuem sistemas de estímulo semelhantes: o Google Nest, por exemplo, traz um sistema de recompensas que promete uma redução de até US$ 85 na conta de energia elétrica domiciliar. Para o futuro, a empresa espera expandir o sistema para incentivar a economia com carros elétricos, entre outras áreas.

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Situações do tipo mostram o quanto é importante prestar atenção aos termos de serviço antes de assinar um contrato, para não dar um controle indesejado a empresas. Isso também acende o alerta sobre a segurança da Internet das Coisas (IoT) — brechas em dispositivos controlados remotamente podem dar a pessoas mal-intencionadas controle direto sobre seu conforto e até mesmo provocar riscos graves à sua saúde.

Fonte: Vox