Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como dispositivos de smart home podem ajudar no verão?

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Março de 2022 às 09h30

Link copiado!

android pit
android pit

Para algumas pessoas, o verão é uma estação bem complicada devido às temperaturas elevadas. Entretanto, alguns dispositivos inteligentes podem ajudar a deixar os dias quentes mais agradáveis e o Canaltech te mostra alguns exemplos.

Para fugir do calor intenso, é comum que as pessoas abusem do uso de ventiladores, climatizadores e dos aparelhos de ar-condicionado. Como resultado, as contas de luz atingem valores extremamente altos e as horas de conforto saem caro para os usuários.

Graças às tecnologias dos ecossistemas de casas conectadas, há vários itens que contribuem para criar ambientes mais agradáveis e economizar no final do mês. A seguir, separamos algumas dicas de dispositivos de smart home que podem ajudar no verão:

Continua após a publicidade

Controle universal para o ar-condicionado

Muito usado nos dias de calor, o ar-condicionado pode ser o “mocinho” e o “vilão” durante o verão. Contudo, é possível usar os acessórios de uma casa inteligente para evitar sustos com a conta de luz.

Alguns modelos recentes podem ser integrados a uma casa conectada e obedecer aos comandos de assistentes virtuais. Em outros casos, é possível usar um controle universal para controlar os aparelhos por comandos de voz ou dispositivo móvel.

Continua após a publicidade

Com esse acessório, o usuário pode programar o ar-condicionado para funcionar em determinados horários do dia. Bem como, definir as temperaturas antecipadamente e deixar os ambientes climatizados.

Assim, a pessoa consegue agendar para que o aparelho ligue perto da hora de dormir para deixar o quarto mais fresco e desligue sozinho após algumas horas. Uma estratégia em que o uso dos gadgets inteligentes ajudam na economia da conta de luz.

"Além de ajustar o equipamento para funcionar nos períodos mais importantes para o consumidor, como na hora de dormir ou de chegar em casa após o trabalho, esta função dá ao usuário a possibilidade de economizar energia, definindo de forma antecipada o tempo que ficarão em funcionamento" — José Ricardo Tobias, responsável pela Positivo Casa Inteligente
Continua após a publicidade

Climatizadores inteligentes

Como os aparelhos de ar-condicionado, os climatizadores modernos podem ser integrados ao ecossistema de uma casa inteligente. Enquanto isso, os dispositivos mais antigos também permitem ser ativados por um controle universal.

As opções mais modernas têm a vantagem de seguir certas programações conforme a rotina e preferência dos moradores da residência. Assim como, é possível programar os aparelhos para funcionarem conforme o clima externo e a umidade do ar.

Sensores de porta e janelas

Continua após a publicidade

Não adianta automatizar o uso do ar-condicionado ou climatizador se o cômodo tiver uma porta ou janela aberta. Uma solução prática para evitar esses “deslizes” são os sensores inteligentes para portas e janelas.

Com esses acessórios é possível criar um comando para desligar o ar-condicionado, as luzes e outros itens após determinado tempo com a porta aberta. Para mais, os sensores também podem ser um item de segurança no caso de janelas.

Cortinas e Persianas Automatizadas

Continua após a publicidade

Ao longo do dia, o Sol pode pegar em diferentes partes da residência e deixar os cômodos quentes e abafados. Em casas com janelas muito grandes ou com muita luz natural, a instalação de cortinas e persianas inteligentes pode bloquear os raios solares.

Essa é uma opção para manter a casa com a iluminação natural na maior parte do tempo, mas evitar que móveis e eletrônicos sejam expostos ao Sol forte em certos períodos do dia. Então, basta programar para que a cortina abra e feche em determinados horários.

Tomadas inteligentes

Continua após a publicidade

Como nem todos os eletrônicos podem ser integrados ao ecossistema de uma smart home, as tomadas inteligentes podem ajudar a criar um ambiente automatizado. Após ser pareado, o gadget pode ser controlado por um dispositivo móvel e integrado à rede local.

A maior vantagem é poder programar os horários de uso dos plugs inteligentes e criar alguns cenários em que o acessório é ativado automaticamente. Por exemplo, ligar o ventilador da sala de estar sempre às 18h e desligá-lo às 22h30.

Além disso, as tomadas inteligentes têm a vantagem de monitorar o consumo de energia de cada eletrodoméstico. Assim, a pessoa consegue identificar quais equipamentos estão gastando mais energia e ter melhor controle da conta de luz no final do mês.

Continua após a publicidade

Lâmpadas Inteligentes

Além de econômicas, as lâmpadas inteligentes de LED podem ajudar a deixar os ambientes mais agradáveis durante o verão. Em especial, há modelos que permitem mudar a cor e oferecer diferentes opções de tons.

Conforme os especialistas, os tons amarelados transmitem a sensação de um ambiente mais quente. Enquanto isso, os tons azulados passam a percepção de um espaço frio e pode ser um ótimo “truque” no verão.

Continua após a publicidade

Roteador Mesh

Obviamente, um ecossistema de casa inteligente necessita de uma boa conexão sem fio para funcionar corretamente. Para isso, uma rede Wi-Fi Mesh é essencial para colocar em prática todas as dicas citadas anteriormente.

Com os módulos mesh espalhados pela residência, cada ponto funciona com um repetidor sem fio adicional e melhora a intensidade do sinal ao eliminar as “zonas mortas”. Isso evita que os dispositivos inteligentes sejam desconectados com maior frequência.

Gostou das dicas sobre como os dispositivos de smart home podem ajudar no verão? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com mais pessoas interessadas no tema!

Continua após a publicidade

Fonte: Make Use Of, The Gadget Flow, Positivo Casa Inteligente