Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Zigbee: o que é e como influencia sua casa inteligente

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Outubro de 2021 às 13h00

Link copiado!

Philips
Philips

Caso você esteja de olho em acessórios ou dispositivos inteligentes para sua casa conectada é provável que você tenha esbarrado no termo Zigbee na lista de configurações do produto. E para solucionar suas principais questões explicamos o que é e como funciona o cada vez mais popular protocolo para casa inteligente.

Sendo utilizado por grandes marcas em seus produtos, incluindo a Amazon em dispositivos Echo, Philips em lâmpadas Hue, Samsung em uma grande variedade de eletrônicos e muito mais, o Zigbee visa integrar e facilitar a conectividade de todos estes produtos com a casa inteligente.

O que é Zigbee e como funciona?

Continua após a publicidade

O padrão Zigbee é um sistema de comunicação de rede sem fio projetado em malha, permitindo que dispositivos se comuniquem entre si e com uma ou várias centrais espalhadas pela casa para oferecer maior garantia de funcionamento e rede mais estável.

A rede Zigbee acaba sendo muito comparável ao Wi-Fi Mesh pela sua forma de funcionamento, uma vez que dispositivos conectados trocam informações quando conectados, mas se diferencia pelo baixo consumo de energia e exclusividade para dispositivos IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas em português), visível entre estes produtos.

Outro diferencial do uso do protocolo Zigbee é seu preço mais acessível para que fabricantes possam implementar a tecnologia em dispositivos inteligentes, resultando em produtos mais baratos para os consumidores.

Continua após a publicidade

A comunicação do protocolo é feita via criptografia AES-128, que conecta aparelhos inteligentes na mesma rede para facilitar o controle dos produtos, resultando em respostas mais velozes que controle via Wi-Fi ou Bluetooth.

Por conta da rede Mesh (malha), caso um dispositivo tenha falha de comunicação ele tem sua transmissão redirecionada para outro dispositivo para mantê-lo operacional.

Vale a pena priorizar dispositivos com Zigbee?

Continua após a publicidade

Alguns produtos inteligentes mais acessíveis podem oferecer controle via aplicativo dedicado no Wi-Fi ou Bluetooth, fazendo com que a ideia de casa conectada não seja tão prática como o desejado. E é aí onde o Zigbee se diferencia.

Utilizando uma central para permitir que todos os produtos com suporte à rede Zigbee se conectem e conversem entre si, usuários podem tirar proveito da praticidade de controlar lâmpadas, cortinas e outros acessórios apenas utilizando o assistente virtual.

Quais marcas usam Zigbee?

Continua após a publicidade

Cada vez mais fabricantes em todo o mundo seguem adotando o padrão em seus produtos mais recentes. Aparelhos inteligentes da linha SmartThings da Samsung, SmartThinQ da LG e lâmpadas Philips Hue são fáceis de encontrar no Brasil com o protocolo.

Para controlar dispositivos utilizando a voz, a Amazon já integra a conectividade Zigbee em caixas de som e telas inteligentes Echo selecionados, incluindo o Echo (4ª geração), Echo Studio e Echo Show 10.