Publicidade

Zeekr X chega ao Brasil em duas versões e com preços promocionais

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Zeekr
Divulgação/Zeekr

A Zeekr, fabricante chinesa de carros eletrificados "prima" da Volvo, quer o CT Auto conheceu de perto na última edição do Salão do Automóvel de Pequim, apresentou nesta terça-feira (12) seu segundo lançamento no mercado brasileiro: o Zeekr X.

O SUV de 4,43 metros de comprimento, 2,03 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de entre-eixos é menor que o "irmão" Zeekr 001, crossover de quase 5 metros que foi o primeiro da marca a ser homologado no Brasil. O Zeekr X será comercializado por aqui em duas versões, ambas importadas da China — e com preços promocionais, como falaremos adiante.

A mais básica, chamada de Zeekr X Premium, tem apenas um motor elétrico, instalado no eixo traseiro, e entrega 272 cv de potência ao motorista. A variante mais completa, batizada como Zeekr X Flagship, tem dois motores elétricos, tração integral, 428 cv de potência e 55 kg/m de torque, configuração suficiente para fazer o SUV chegar do 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos (mesmo tempo do Seal, sedan coupé da BYD).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em termos de design, tanto a versão premium quanto a flagship são idênticas, com lanternas e faróis futuristas Full LED, laterais e capô bem marcados por vincos, vidros sem moldura, rodas de 20 polegadas e uma inegável semelhança com o Volvo EX30, modelo com o qual compartilha a plataforma modular SEA.

Interior minimalista, como no Volvo

Não dá para negar que o Zeekr X e o Volvo EX30 são "parentes". Isso fica claro ao olhar para a cabine do novo SUV chinês do mercado brasileiro. Assim como o modelo sueco, o Zeekr X se caracteriza pelo interior minimallista.

Nada de central giratória ou que se move de um lado para o outro. A multimídia de 14,6 polegadas oferece espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay, além de um sistema com 16 GB de memória interna, atualização over-the-air (remota) e armazenamento em nuvem

O volante conta somente com dois botões, já que muitos comandos são feitos diretamente na central. O painel de instrumentos, algo que o EX30 não tem, é de 8,8 polegadas. O seletor de marchas fica posicionado atrás do volante, algo não muito comum no segmento.

Apesar das semelhanças, o acabamento é notadamente superior ao do EX30, assim como os detalhes tecnológicos. O Zeekr X conta com maçanetas externas retráteis, abertura das portas por acionamento elétrico e iluminação interna em LED com 64 opções de personalização. Há ainda recursos de condução semiautônoma e de assistência ao motorista.

Continua após a publicidade

Zeekr X chega ao Brasil com preços promocionais

A Zeekr sabe que o mercado de SUVs eletrificados é bastante disputado no Brasil, principalmente pelas também chinesas BYD e GWM. Por isso, adotou como estratégia de lançamento preços promocionais para ambas as versões do X.

Vale lembrar que tanto o Zeekr X contam com baterias de 66 kWh fabricadas pela chinesa CATL. Segundo a marca, elas dão ao SUV autonomia de 440 quilômetros por carga no ciclo WLTC, número que, de acordo com os padrões do Inmetro, cai para 332 km.

Em termos de carregamento, a versão mais básica aceita até 11 kWh, enquanto a topo de linha aguenta 22 kWh. Na corrente contínua, que realiza cargas rápidas, ambas podem ser plugadas em redes de até 150 kW.

Continua após a publicidade

Ficou curioso para saber os preços do Zeekr X? Então aí vão eles:

  • Zeekr X Premim: R$ 272.000,00
  • Zeekr X Flagship: R$ 298.000,00