/i545306.jpeg)
Waymo e Geely se unem para criar robotáxis elétricos e autônomos
A Waymo, empresa pertencente à Alphabet, controladora do Google, quer expandir seu negócio de carros autônomos e começar a oferecer robotáxis. Para isso, anunciou uma parceria com a fabricante chinesa de automóveis Geely.
- Quais são os 6 níveis de direção autônoma? Conheça o que significam
- Carro autônomo da Waymo atropela pedestre, mas culpa não foi do robô
Juntas, elas irão colocar nas ruas uma frota de veículos Zeekr, especialmente projetados para a mobilidade urbana. Eles serão 100% elétricos e autônomos e, de acordo com a empresa, terão a missão de priorizar o conforto, a conveniência e as preferências dos passageiros do Waymo One.
As imagens, por enquanto conceituais, mostram que o Zekr realmente será um veículo autônomo, pois não contará com volantes ou pedais em seu interior. Isso, no entanto, é um segundo passo no lançamento, de acordo com a Waymo.
Os carros autônomos também terão um projeto interior totalmente voltado para facilitar a vida dos passageiros. Eles terão piso plano, baixo nível de altura e design sem pilares na coluna B para facilitar a entrada e saída, além de portas de correr, bancos reclináveis e muito espaço para a altura da cabeça.
As parceiras não especificaram exatamente quando os táxis autônomos estarão rodando nas ruas dos Estados Unidos e, possivelmente da Suécia, país no qual o carro está sendo desenvolvido, mas espera-se que seja em um futuro próximo.
"Começaremos a introduzir todos esses veículos elétricos, que priorizam o piloto e totalmente autônomos nas estradas dos Estados Unidos, dentro de nossa frota Waymo One, nos próximos anos", informou a Waymo.
Waymo e Geely também não deixaram claro, ao menos por enquanto, se os carros-conceito serão ofertados de imediato ao público em geral ou passarão por algum tipo de teste prévio.
/i545303.jpeg)
/i545304.jpeg)
Fonte: Waymo
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.