Publicidade

Waymo e Geely se unem para criar robotáxis elétricos e autônomos

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Dezembro de 2021 às 15h20

Link copiado!

Divulgação/Waymo
Divulgação/Waymo
Tudo sobre Google

A Waymo, empresa pertencente à Alphabet, controladora do Google, quer expandir seu negócio de carros autônomos e começar a oferecer robotáxis. Para isso, anunciou uma parceria com a fabricante chinesa de automóveis Geely.

Juntas, elas irão colocar nas ruas uma frota de veículos Zeekr, especialmente projetados para a mobilidade urbana. Eles serão 100% elétricos e autônomos e, de acordo com a empresa, terão a missão de priorizar o conforto, a conveniência e as preferências dos passageiros do Waymo One.

As imagens, por enquanto conceituais, mostram que o Zekr realmente será um veículo autônomo, pois não contará com volantes ou pedais em seu interior. Isso, no entanto, é um segundo passo no lançamento, de acordo com a Waymo.

Continua após a publicidade

Os carros autônomos também terão um projeto interior totalmente voltado para facilitar a vida dos passageiros. Eles terão piso plano, baixo nível de altura e design sem pilares na coluna B para facilitar a entrada e saída, além de portas de correr, bancos reclináveis ​​e muito espaço para a altura da cabeça.

As parceiras não especificaram exatamente quando os táxis autônomos estarão rodando nas ruas dos Estados Unidos e, possivelmente da Suécia, país no qual o carro está sendo desenvolvido, mas espera-se que seja em um futuro próximo.

"Começaremos a introduzir todos esses veículos elétricos, que priorizam o piloto e totalmente autônomos nas estradas dos Estados Unidos, dentro de nossa frota Waymo One, nos próximos anos", informou a Waymo.

Waymo e Geely também não deixaram claro, ao menos por enquanto, se os carros-conceito serão ofertados de imediato ao público em geral ou passarão por algum tipo de teste prévio.

Continua após a publicidade

Fonte: Waymo