Volvo vai levar inteligência artificial do Google até a modelos antigos
Por Danielle Cassita |

A Volvo confirmou que seus carros vão receber o Gemini, o assistente de inteligência artificial do Google. Segundo informações divulgadas na quarta (21) por Anders Bell, diretor de engenharia e tecnologia da Volvo Cars, a novidade vale para todos os carros do ano/modelo 2021 — inclusive aqueles fabricados ainda em 2020.
- Tudo sobre o Gemini: veja como a IA do Google funciona e os seus recursos
- Como a inteligência artificial opera em carros autônomos?
A atualização vai ser conduzida de forma remota e gratuita nos próximos meses, e deve alcançar mais de 2,5 milhões de carros. O mais interessante é que a atualização vai ser aplicada em muitos dos modelos antigos, que agora vão ficar mais alinhados com aqueles mais recentes.
A distribuição da ferramenta vai ficar por conta do Google, uma estratégia incomum na indústria automotiva — e o executivo reconhece a inovação, já que declarou que a marca não imaginava há cinco anos que os carros receberiam inteligência artificial desta forma.
O desafio do hardware
O principal desafio da engenharia, conforme explicado por Bell, foi adaptar o software moderno para rodar em arquiteturas elétricas mais antigas, que vieram antes do atual sistema HuginCore. Este estreou no EX60 de 2027, com arquitetura elétrica própria e computador central.
Os carros antigos, por sua vez, não têm esta base moderna, mas mesmo assim vão receber o recurso graças à escalabilidade do sistema — segundo Bell, o segredo do programa está na capacidade de evolução constante sem se restringirem ao mundo dos eletrõnicos.
Leia também: