Carros inteligentes têm tecnologias inúteis, aponta pesquisa
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Reconhecimento facial, ativação de recursos por meio de gestos, tela de entretenimento para os passageiros, comando de voz e muitas outras tecnologias de ponta, cada vez mais presentes nos chamados carros inteligentes, aqueles com recursos avançados de inteligência artificial, são consideradas inúteis por boa parte dos motoristas.
Foi isso o que concluiu o Estudo do Índice de Experiência Tecnológica dos Estados Unidos, a mais recente pesquisa encomendada pelo JD Power, consultoria especializada em avaliar carros novos e seminovos no país, cujos resultados foram divulgados neste mês de agosto.
A consultoria ouviu 81 mil motoristas proprietários de carros ano/modelo 2024 com mais de 90 dias de uso. Segundo os dados compilados pela JD Power, tecnologias como reconhecimento facial e a impressão digital para acessar os carros simplesmente foram ignoradas, pois surgiram para resolver problemas que os usuários não tinham antes de elas existirem.
A pesquisa apontou que 21% dos entrevistados não veem qualquer utilidade nos recursos e que 43,4% dos usuários que tentaram utilizá-los desaprovaram a experiência com as novas tecnologias. A função de manter as mãos ao volante, presente em carros com sistema ADAS, recebeu a pior classificação: 7,61 de 10 pontos possíveis.
Tecnologias práticas agradam
A pesquisa da JD Power também apontou quais são as tecnologias presentes em carros inteligentes consideradas positivas e, assim, melhoram a experiência do motorista ao dirigir seu carro.
Segundo os dados da consultoria, é consenso que quanto mais prática a tecnologia, melhor. Isso inclui, entre outros recursos, o aviso de ponto cego por meio de alertas visuais ou sonoros, a câmera de ré e o controle climático inteligente — um dos poucos comandos por voz considerados úteis pelos usuários.
Os dados da consultoria elegeram a Genesis como a marca de carro premium mais inovadora pelo quarto ano consecutivo, à frente da Lexus e da BMW, que fechou o pódio. Entre as generalistas, a Hyundai ficou com a primeira colocação, seguida pela Kia e pela GMC.