Volvo EX30 vende 1.000 unidades em apenas 5 dias após lançamento
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O Volvo EX30, SUV elétrico “popular” da marca sueca, abriu pré-venda no Brasil no último dia 14 de setembro. A julgar pelos primeiros cinco dias, tem tudo para se tornar rapidamente o mais emplacado da montadora no país, deixando até mesmo o XC40, mais vendido do segmento em 2023, para trás.
- Review Volvo XC40 Pure Electric | SUV pode ser o único carro da sua garagem
- Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico?
Em comunicado oficial enviado à imprensa, a Volvo revelou que o SUV compacto já comercializou mais de 1.000 unidades, 90% delas para clientes que, segundo a marca, até então não tinham tido qualquer experiência prévia com outros carros da linha.
“Tínhamos a expectativa de abrir uma nova fatia de mercado com a chegada do EX30 e, mesmo com tão pouco tempo de pré-venda no Brasil, já fica bastante claro que o novo modelo chegou oferecendo a possibilidade de ter um Volvo a uma parcela maior do país”, comentou o diretor de marketing da Volvo, Rafael Ugo.
A principal razão para a enorme aceitação, na visão dos executivos da marca, é o preço competitivo. O Volvo EX30 é oferecido em quatro versões distintas, com preços entre R$ 219.950 e R$ 279.950, valores que o colocam na briga até mesmo com rivais do segmento a combustão.
“O EX30 é uma aposta muito grande da Volvo para os próximos anos e esses primeiros dias de pré-venda deixam muito clara a aceitação do mercado. Conseguimos criar uma conexão com uma fatia de mercado que, antes da chegada do EX30, via a possibilidade de ter um Volvo como algo um pouco mais distante”, destaca Marcelo Kronemberger, diretor comercial da Volvo Car Brasil.
Versão topo de linha do EX30 comanda vendas
A Volvo revelou também que, ao contrário do que se poderia imaginar, a versão mais completa, Ultra Single Engine Extended Range, que conta com bateria de 69 kWh e ocupa o topo de linha da família, tem sido a mais procurada pelos clientes.
Em termos de cores, as mais de 1.000 unidades comercializadas na pré-venda são predominantemente Vapour Grey e Onyx Black, enquanto a Indigo tem sido a mais escolhida para compor o acabamento interno do Volvo EX30.
A primeira análise comportamental de mercado da Volvo mostrou que o EX30 agradou uma fatia de clientes com menos de 45 anos. Nos outros modelos da marca, o número nunca foi superior a 40%, mas, com o SUV elétrico popular, já ultrapassou a barreira dos 50% nessa faixa etária.
Como é o Volvo EX30?
O Volvo EX30 tem no preço atraente (a partir de R$ 219.950) e no combo formado por motorização + design + conectividade as principais armas para incomodar o mercado e ampliar o leque de consumidores da marca, até hoje restritos a um segmento considerado premium.
A versão de entrada do SUV compacto, chamada de Core Single Engine, entregará ao cliente um carro com bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 51 kWh, com capacidade para rodar até 340 km por carga, segundo o ciclo WLTP.
As três variantes mais caras, por sua vez, sairão equipadas com baterias de alcance estendido NMC, que apresentam lítio, níquel, manganês e cobalto na composição. Elas oferecerão 69 kWh de capacidade, que darão autonomia de até 476 quilômetros, também segundo o ciclo WLTP.
Volvo EX30: Versões e preços
A Volvo abrirá as vendas normais do EX30, SUV elétrico popular da marca, no Brasil, a partir do 1º trimestre de 2024. A pré-venda, porém, já está aberta em um site especialmente dedicado ao modelo.
Volvo EX30: Versões, capacidade da bateria e preços | ||
Versão | Bateria | Preço |
Core Single Engine | 51 kWh | R$ 219.950 |
Core Single Engine Extended Range | 69 kWh | R$ 239.950 |
Plus Single Engine Extended Range | 69 kWh | R$ 264.950 |
Ultra Single Engine Extended Range | 69 kWh | R$ 279.950 |