Volvo vai "copiar" Tesla na fabricação de novos carros elétricos; entenda
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Volvo anunciou um investimento bilionário em sua fábrica de Torslanda, na Suécia. Segundo a montadora, o montante servirá para aperfeiçoar a planta e proporcionar o desenvolvimento das carrocerias dos seus futuros carros elétricos, que agora devem ter chassis inteiriços, ou seja, um bloco único para abrigar os automóveis.
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Essa técnica é usada pela Tesla para a construção do seu SUV, o Model Y, e traz benefícios como maior leveza ao conjunto do automóvel, o que, no caso dos elétricos, aumenta a eficiência energética e garante, por exemplo, mais desempenho e autonomia.
"Com esses investimentos, damos um passo importante em direção ao nosso futuro totalmente elétrico e nos preparamos para Volvos elétricos ainda mais avançados. Torslanda é nossa maior fábrica e desempenhará um papel crucial em nossa transformação contínua, à medida em que avançamos para nos tornarmos uma fabricante somente de carros elétricos até 2030", disse Håkan Samuelsson, executivo-chefe da Volvo, em comunicado.
Segundo a Volvo, a quantia despejada nessa fábrica será de US$ 1,1 bilhão.
Uma única peça
A Volvo diz que os próximos carros elétricos da marca serão feitos de uma maneira diferente da habitual. Em vez das peças unidas separadamente, o chassi será um bloco inteiriço de alumínio, algo que deve proporcionar mais eficiência e custos menores para a montadora. Esse processo é chamado de "megafundição", na tradução literal.
A promessa é que os próximos carros da Volvo sejam mais leves, seguros e conectados, já que essa nova modalidade de fabricação vai facilitar o processo. Além disso, a montadora quer fabricar mais veículos utilizando aço sustentável.
A fábrica de Torslanda tem uma capacidade de produção anual de 300 mil carros e é uma das instalações de fabricação mais antigas da Volvo. Foi inaugurada em abril de 1964 pelo rei sueco Gustaf VI Adolf e foi por muito tempo o maior local de trabalho individual do país. Atualmente, a fábrica de Torslanda funciona em três turnos e emprega cerca de 6,5 mil pessoas.
Fonte: Volvo