Volkswagen vai abandonar prática de meio século para melhorar seus carros
Por Jones Oliveira |
A Volkswagen está prestes a abandonar uma das práticas que mais rendem críticas ao setor automotivo, dispensando o uso de plástico duro para compor o interior dos seus carros. Em entrevista à revista Top Gear, os chefes de design da marca, Andy Mindt e Christian Schreiber, comentaram os planos futuros da alemã.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 7 fabricantes que fazem parte do Grupo Volkswagen e você não sabia
- Volvo XC60 ganha versão com interior feito com lixo e materiais reciclados
Segundo os executivos, novas diretrizes de design e acabamento de interiores serão adotadas já a partir dos próximos lançamentos da Volkswagen. Uma delas é justamente deixar de utilizar plástico duro na montagem de portas, painéis e outros, uma prática adotada pela indústria desde os anos 1970.
No lugar desse material, a companhia passará a usar tecido a fim de simplificar o processo de produção e agilizar a montagem dos carros. Um exemplo citado por Mindt foi o painel da porta, que hoje usa três peças plásticas encaixadas. Com a adoção do tecido, bastará uma única peça para preencher o espaço e dar o acabamento necessário.
Apelo à sustentabilidade
Obviamente, a nova estratégia da Volkswagen visa reduzir custos e maximizar seus lucros, sobretudo agora que a companhia enfrenta uma profunda crise — com ameaça até mesmo de fechar suas fábricas na Alemanha.
Para além disso, a companhia ainda tenta se desvencilhar do Dieselgate, que manchou sua imagem profundamente junto ao público. Assim, a montadora enxerga a adoção de materiais sustentáveis como uma forma de passar uma "imagem do bem", além de ajudar a mehorar o aspecto geral do interior de seus carros e entregar uma percepção de maior qualidade para os proprietários.
E essa não é a única iniciativa da Volkswagen nesse sentido. Recentemente a marca alemã anunciou o estudo e desenvolvimento de tecidos feitos de fibra de Cannabis para revestir os bancos de seus automóveis, numa tentativa de substituir os de origem animal e reduzir sua pegada de carbono.
A julgar pelas imagens divulgadas do ID.2all, conceito de carro elétrico acessível da Volks que implementa as novas diretrizes de design da marca, apesar da simplicidade do material, o acabamento e aspecto geral da cabine passam um ar mais aconchegante e luxuoso. Vamos ver como isso se apresenta na prática para o consumidor.
Fonte: Top Gear