Volkswagen registra nova geração do Taos no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A nova geração do Volkswagen Taos pode estar mais perto do Brasil do que muitos imaginam. A montadora alemã registrou no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) imagens da patente do SUV repaginado, indicando que a chegada ao país em um futuro próximo está nos planos.
O design do Volkswagen Taos mostrado nas imagens da patente é similar ao da variante que já roda na China e mudou há pouco, mas com um nome diferente: Tharu. E as diferenças de design em relação à atual geração do SUV à venda no Brasil são visíveis.
Na dianteira, é notável que os faróis são maiores e já contam com LEDs na parte central. As lanternas traseiras do Taos reestilizado também apresentam uma nova assinatura, muito parecida com a já adotada em outros SUVs da linha, como o T-Cross e o Nivus, com uma barra em LED ligando as duas lanternas.
Em relação ao design interior, nada foi mostrado nas imagens das patentes registradas no INPI. Se resolver trazer para o Brasil uma cópia exata do Tharu que roda por lá, porém, dá para afirmar que o reestilizado Thaos terá uma cabine mais confortável e bem equipada, com um painel em três cores e com acabamento preto brilhante e uma central multimídia maior, de 12 polegadas.
Novo motor?
Em relação à motorização, o Volkswagen Tharu tem sob o capô uma configuração que dificilmente será adotada no Brasil. A versão asiática do Taos tem o motor 1.5 TSI de 160cv e 25,5 kgf/m de torque, mas, por aqui, a tendência é que seja mantido o 1.4 TSI de 150cv, já bem aceito pelo consumidor.
Há, porém, a expectativa pela utilização do sistema híbrido-leve da marca, adotando uma unidade de 48 volts no conjunto mecânico para tornar o novo Volkswagen Taos mais econômico e eficiente.