Volkswagen Jetta GLI volta ao Brasil mais potente e tecnológico

Volkswagen Jetta GLI volta ao Brasil mais potente e tecnológico

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 22 de Junho de 2022 às 17h55
Divulgação/Volkswagen

Após seis meses sem ser vendido no Brasil, o Volkswagen Jetta GLI está de volta às concessionárias do país. O sedan esportivo derivado do lendário Golf GTI está mais potente, rápido, divertido de guiar e com excelente pacote de equipamentos tecnológicos voltados à segurança e entretenimento.

Com nova calibração, o motor 350TSI agora despeja 231cv, porém com os mesmos 35,7 kgf/m de torque. O diferencial está no comando de válvulas e no acoplamento com um novo câmbio DSG automatizado de dupla embreagem, que agora tem sete marchas.

Com esse novo powertrain, o Jetta GLI agora vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos, bem menos do que os 8,8 segundos do modelo anterior, já avaliado pelo Canaltech. Além das melhorias no motor, a Volkswagen também fez ajustes nos freios, controles eletrônicos de tração e aplicou uma nova tecnologia de vetorização de torque.

O novo Jetta GLI 2022 (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Para aproveitar melhor o motor de acordo com sua vontade e necessidade, o motorista pode configurar o comportamento do sedan utilizando os quatro modos de condução disponíveis (Eco, Comfort, Sport e Individual), que influenciam na dinâmica, na resposta de aceleração e na velocidade das trocas de marcha.

Além dessas mudanças de comportamento, o Jetta GLI também recebeu uma leve atualização de design, ganhando alguns milímetros de comprimento graças aos novos para-choques e escapamentos. O conjunto óptico é full LED, tanto na dianteira quanto na traseira.

Mais tecnológico e bem acabado

Mostrado nesta quarta-feira (22) em evento realizado pela Volkswagen no Circuito Panamericano, o Jetta GLI 2022 permaneceu muito bem equipado e recebeu melhorias em seu pacote de tecnologia, segurança e entretenimento, além de estar muito mais bem acabado, como um verdadeiro sedan médio deve ser.

Traseira do VW Jetta GLI também mudou e está mais agressiva (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Além dos seis airbags de série (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), o sedan conta com controle adaptativo de velocidade e distância (ACC) com função Stop&Go, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Sistema de Frenagem Pós-Colisão, Detector de Fadiga e ISOFIX com top-tether para fixação de cadeirinhas de crianças no banco traseiro.

Já no entretenimento, a linha 2022 do sedan finalmente receberá a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, uma das melhores do mercado. Ela reúne todas as informações e comandos pertinentes ao veículo, além de ser capaz de ter apps instalados nativamente graças ao armazenamento interno de 10GB.

Além disso, ela tem espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, que casam muito bem com o carregamento para celulares por indução. As entradas de cabo, por sua vez, são exclusivamente por meio de conectores USB-C, e a conexão com a internet para download de aplicativos deve ser feita com roteamento.

Painel mudou pouco, mas está mais bem acabado (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

O acabamento, por sua vez, é o melhor de um carro da Volkswagen no Brasil há anos. O painel é inteiro em soft touch e traz iluminação própria, que pode ser personalizada. O volante é revestido em couro e tem empunhadura esportiva, bem como os bancos, que também são esportivos.

Mais equipamentos

Os demais equipamentos do Jetta GLI 2022 são:

  • Ar-condicionado digital dual zone
  • Direção elétrica progressiva
  • Chave presencial
  • Partida por botão
  • Rebatimento elétrico dos retrovisores
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Sensor de chuva
  • Sensor crepuscular
  • Rodas aro 18
  • Cluster digital Active Info Display de 10,25 polegadas
  • Frenagem automática pós-colisão
  • Ajuste automático do farol alto
  • Teto solar

Volkswagen Jetta GLI: Preço e disponibilidade

O Volkswagen Jetta GLI 2022 está disponível nas concessionárias da montadora em todo o Brasil em versão única por R$ 216.990. O sedan também conta com três anos de garantia total sem limite de quilometragem, além do Programa Revisão de Série, que oferece as três primeiras manutenções sem custos ao cliente.

*O Canaltech viajou para Elias Fausto/SP, a convite da Volkswagen do Brasil.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.