Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volkswagen interrompe produção de quatro carros no Brasil; veja o porquê

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Abril de 2022 às 13h25

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen anunciou que Saveiro, Polo, Virtuse Nivus terão suas produções suspensas por tempo indeterminado. Segundo a montadora alemã, o motivo é a falta de semicondutores, problema que persiste desde o início da pandemia da covid-19 e que, pelo menos por enquanto, parece longe de terminar.

Três desses modelos são feitos sob a mesma plataforma, a MQB, e compartilham diversos itens, como explicamos em nossas análises do Polo Beatse Nivus, por exemplo. Esses carros são fabricados na planta de São Bernardo do Campo, localizada na Via Anchieta, em São Paulo, que agora terá suas atividades suspensas, afetando até 2 mil funcionários.

Continua após a publicidade

A Volkswagen estima que a oferta de semicondutores deve ser melhorada no segundo semestre, aumentando a produção dos carros naturalmente. Entretanto, não há informações sobre uma equalização dos preços, já que nem mesmo a queda brusca do dólar foi capaz de resolver essa situação.

Por mais completos e interessantes que sejam, Polo, Virtus e mesmo o Nivus já custam mais do que deveriam, cenário que se repete em outras montadoras, que aumentaram o valor de seus carros mesmo com a redução da moeda estadunidense e também do IPI (Imposto sobre produtos industrializados).

Mais recentemente, a Renault foi outra montadora afetada pela crise dos semicondutores, tendo paralisado a fabricação de todos os seus carros por um curto período no Brasil — já retomada.