Volkswagen interrompe produção de quatro carros no Brasil; veja o porquê
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A Volkswagen anunciou que Saveiro, Polo, Virtus e Nivus terão suas produções suspensas por tempo indeterminado. Segundo a montadora alemã, o motivo é a falta de semicondutores, problema que persiste desde o início da pandemia da covid-19 e que, pelo menos por enquanto, parece longe de terminar.
- Digital Garage | Volkswagen lança linha de NFTs colecionáveis
- Os carros mais vendidos do Brasil em março de 2022
Três desses modelos são feitos sob a mesma plataforma, a MQB, e compartilham diversos itens, como explicamos em nossas análises do Polo Beats e Nivus, por exemplo. Esses carros são fabricados na planta de São Bernardo do Campo, localizada na Via Anchieta, em São Paulo, que agora terá suas atividades suspensas, afetando até 2 mil funcionários.
A Volkswagen estima que a oferta de semicondutores deve ser melhorada no segundo semestre, aumentando a produção dos carros naturalmente. Entretanto, não há informações sobre uma equalização dos preços, já que nem mesmo a queda brusca do dólar foi capaz de resolver essa situação.
Por mais completos e interessantes que sejam, Polo, Virtus e mesmo o Nivus já custam mais do que deveriam, cenário que se repete em outras montadoras, que aumentaram o valor de seus carros mesmo com a redução da moeda estadunidense e também do IPI (Imposto sobre produtos industrializados).
Mais recentemente, a Renault foi outra montadora afetada pela crise dos semicondutores, tendo paralisado a fabricação de todos os seus carros por um curto período no Brasil — já retomada.