Volkswagen Golf GTI está de volta ao Brasil e pode ser opção para 2025
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |
Quase cinco anos após sair de linha no Brasil, o hatch médio Volkswagen Golf volta ao país, na versão esportiva GTI, por enquanto "sob análise" da fabricante.O Golf GTI está no estande que a VW montou no festival Rock In Rio, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde também está sendo revelado o SUV Volkswagen A0, codinome interno do substituto do Gol, bem como a edição do Polo alusiva ao evento musical.
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Um único exemplar do Golf GTI mais atual (MK 8,5, renovação da oitava geração, apresentada globalmente no começo do ano) serve como principal atração da área chamada "Rota 85", uma exposição de carros marcantes da história da empresa, que também tem um exemplar de colecionador privado do Golf 1984 de primeira geração (lançada mundialmente em 1974).
Missão do Golf GTI
De fato, o Golf GTI terá como missão oficial celebrar "50 anos do produto, com ações da Volkswagen no mundo inteiro".
"Nessa 40ª edição do evento, lançamos o Polo Rock in Rio, apresentaremos o Golf GTI MK 8,5 pela primeira vez no Brasil e teremos ativações imperdíveis", afirmou Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing para o Brasil.
Mas, na prática, a marca quer entender se o modelo tem demanda para ser relançado localmente já em 2025. Segundo fonte ouvida pelo Canaltech, a fabricante quer "sentir a reação do público".
Momento favorável
Após ser importada da Alemanha, do México e finalmente fabricada no Brasil, a 7ª geração do Golf deixou de ser feita em São José dos Pinhais (PR) em 2019, justamente para ceder espaço ao T-Cross, garantindo a entrada da Volkswagen no segmento mais rentável do atual mercado brasileiro: o de SUVs compactos.
Ainda em 2020, o esportivo Golf GTI 2.0 TSI foi substituído pelo Golf GTE, híbrido importado que trazia motor 1.4 TSI e mais um gerador elétrico para entregar 201 cavalos (20 cv a menos que o GTI). Mas durou pouco, uma vez que a geração 7 estava no fim de vida na Europa.
Agora, o novo Golf GTI tem motor 2.0 turbo que rende 265 cv e 37,7 kgfm, com tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) de 7 marchas. Com este pacote, custa cerca de 45 mil euros na Alemanha -- que pode ser convertido diretamente para R$ 280 mil, sem impostos.
É ainda um modelo bem mais tecnológico, com painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, nova central multimídia com tela "flutuante" de 15 polegadas, head up display opcional, câmera 360º e o assistente de estacionamento Park Assist Pro, que permite ao condutor estacionar o carro remotamente, através do smartphone.
A principal novidade, porém, é a integração do sistema da VW com o Chat GPT, que permite comandos por voz e respostas personalizadas pela IA generativa.
Sendo assim, poderia ser bem aceito pelo mercado, que se mostra extremamente favorável a modelos de maior valor agregado, inclusive a hatches médios esportivos.
Além dos tradicionais modelos de marcas de luxo, como Audi, BMW e Mercedes-Benz, fabricantes generalistas trazem ao mercado os poderosos Toyota Corolla GR (1.6 turbo, 304 cavalos, R$ 462 mil) e Honda Civic Type R (2.0 turbo, 297 cv, na faixa dos R$ 430 mil).
Para a marca alemã, a grande questão está não em vender o Golf GTI, mas em "garantir um pós-venda adequado", com a rede de concessionários tendo oferta suficiente de itens de reposição para este tipo de produto, como elementos decorativos, componentes mecânicos e pneus.