Volkswagen apresenta o Tayron, SUV substituto do Tiguan Allspace
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Nesta quarta-feira (9), a Volkswagen revelou oficialmente o Tayron, SUV médio que será incorporado ao portfólio da marca no lugar do Tiguan Allspace. Ele se posicionará entre o Tiguan e o Touareg e terá como grande atrativo a oferta de três fileiras, classificada pela montadora alemã como “uma beleza em forma de 7 lugares”.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Volkswagen vai abandonar prática de meio século para melhorar seus carros
- Volkswagen confirma volta do Golf GTI ao Brasil em 2025
“O novo Tayron combina tudo o que um Volkswagen representa: versatilidade, conforto e nova tecnologia. Com até sete assentos, um interior premium, generoso espaço de armazenamento e sistemas de direção inovadores, o grande SUV é o companheiro ideal para famílias e aventureiros”, resumiu Martin Sander, responsável por vendas e marketing da VW.
Ao se referir à nova tecnologia e aos sistemas de direção inovadores, o executivo sintetizou outros pontos de destaque do inédito Tayron. O SUV médio da Volkswagen terá uma lista recheada de equipamentos e recursos de ponta, com painel de instrumentos digital protegido por filme antirreflexo, rotor multifuncional, que serve para aumentar o volume do sistema de som ou, então, alternar os modos de condução, assentos climatizados e até um novo sistema de massagem.
Os sistemas de direção inovadores, por sua vez, incluem controle de cruzeiro adaptativo (ACC), função de frenagem de veículo em sentido contrário ao fazer curvas, sistema de mudança de faixa (Side Assist), sistema de manutenção de faixa (Lane Assist), sistema de frenagem automática de emergência, incluindo monitoramento de pedestres e ciclistas (Front Assist), Park Assist Plus e muito mais.
Volkswagen Tayron: design e motorização
No que diz respeito ao design do Tayron, o substituto do Tiguan Allspace tem um design mais curvilíneo que o antecessor, além de ser 24 centímetros maior em comprimento e ter 10 centímetros a mais de entre-eixos. O logotipo retroiluminado da VW, centralizado entre as faixas de LED que ligam os faróis dianteiros, também é um chamariz e tanto.
Por dentro, os materiais utilizados em bancos, portas e painéis são de alto padrão, superiores aos que a marca costuma utilizar nos modelos mais populares, especialmente na América do Sul.
Sob o capô, porém, está o grande pulo do gato do Tayron, que chega à Europa com uma ampla gama de ofertas de motorização, incluindo híbridos plug-in, tão esperados pelos consumidores aqui no Brasil.
Serão duas versões com esse tipo de powertrain, que une o motor 1.5 a gasolina a outro elétrico, com potências que podem variar entre 204 e 272 cv, dependendo da configuração. Em ambos os casos, a bateria será de 19,7 kWh, com autonomia para rodar até 100 km em modo elétrico.
Há também a variante micro-híbrida (MHEV), que oferecerá o motor 1.5 turbo a gasolina, de 150 cv, acompanhado do módulo elétrico de 48V, e a tradicional 2.0 turbodiesel, com potência de 150 ou 193 cv e tração integral 4Motion.
Volkswagen Tayron: preço e disponibilidade
Apesar de ter sido apresentado oficialmente em todos os detalhes, o Volkswagen Tayron só chegará oficialmente às lojas europeias no 1º trimestre de 2025, provavelmente em março.
Os preços oficiais do SUV médio não foram divulgados, mas a expectativa é que a marca alemã confirme, ainda em dezembro, os valores de todo line-up, que devem partir de 45 mil euros para a variante de entrada — cerca de R$ 275 mil na conversão direta.
A chegada do novo Tayron a outros mercados não foi confirmada, mas a expectativa é que ele seja lançado tanto nos Estados Unidos e no México quanto em países da América do Sul, inclusive no Brasil.