Volkswagen Tiguan Allspace já está em pré-venda no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

Ausente há dois anos do mercado brasileiro, o Volkswagen Tiguan Allspace, SUV de 7 lugares da montadora alemã, está de volta ao país, conforme prometido pela marca. O carro foi anunciado em versão única, R-Line, com uma série de mudanças, tanto no design quanto no conjunto mecânico.
Na aparência, as principais alterações do Tiguan Allspace ficaram centradas no para-choque dianteiro, agora com entrada de ar inferior maior, e no conjunto óptico, redesenhado com faróis full-LED matriciais e mais compridos (IQ.Light Matrix).
Na traseira, o para-choque foi remodelado para harmonizar com as ponteiras de escape integradas, as lanternas de LED ganharam novos desenhos e o nome do carro aparece centralizado na tampa do porta-malas.
Por dentro, as mudanças também foram amplas. O SUV tem bancos em couro perfurados e climatizados, com ajustes elétricos e memória para o motorista, volante com botões touch, aquecimento e shift paddles, acabamento em couro no painel e nas quatro portas com porta-objetos revestidos de carpete.
Tiguan aposta em tecnologia e segurança
Os recursos de tecnologia e segurança embarcados no Tiguan Allspace 2024 também impressionam. O SUV vem de série com controles de tração e estabilidade (ASR e ESC), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa (Hill Hold), controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial (XDS+).
A maior novidade, porém, fica por conta da inserção do Travel Assist, primeiro sistema semiautônomo de condução (Nível 2). Ele combina os recursos do Lane Assist e do Controle de Cruzeiro Adaptativo com Stop&Go (ACC) para, de acordo com a marca, “assumir os controles longitudinais e laterais do carro”.
Outros itens interessantes embarcados no Tiguan 2024 pela Volkswagen são os seguintes:
- Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres (AEB);
- Alerta de ponto cego (Blind Spot Monitoring);
- Assistente de trafego cruzado;
- Sistema Park Assist para vagas perpendiculares e paralelas;
- Carregador de celular por indução;
- Freio de estacionamento eletrônico;
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
O painel de instrumentos Active InfoDisplay é de 10,25”, enquanto a central multimídia Discovery Media é de 8”, com espelhamento sem fio para smartphone (Apple CarPlay e Android Auto), ar-condicionado de três zonas, navegação nativa, câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo, como o seletor de modo de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) ou da luz ambiente da cabine com 30 opções de cores.
Volkswagen Tiguan 2024 tem novo motor
O conjunto mecânico do Volkswagen Tiguan Allspace R-Line que está no Brasil também foi atualizado. A montadora trocou o motor 350 TSI, 2.0 turbo que entregava 220cv de potência e 35,7 kgfm/m de torque, pelo 300 TSI, que segue com o 2.0 turbo, mas agora tem 186cv de potência e 30,6 kgf/m de torque.
O conjunto trabalha com o câmbio automático de 8 velocidades e tem tração dianteira, igual à versão que é vendida nos Estados Unidos. Segundo a Volkswagen, os ajustes foram feitos para adequar o SUV às novas regras de emissões do Proconve.
Volkswagen Tiguan Allspace: preço e disponibilidade
O Volkswagen Tiguan Allspace abriu as vendas, em sistema de pré-reserva, nesta quarta-feira (11) e está disponível em cinco cores diferentes: a sólida Branco Puro, as metálicas Prata Pyrit, Cinza Platinum, Azul Atlantic, e a perolizada Preto Mystic.
A versão única R-Line à venda no Brasil tem preço sugerido de R$ 278.990. Se o cliente quiser adicionar o teto solar panorâmico, terá que desembolsar um valor extra de R$ 10 mil.