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Uma das corridas mais famosas do mundo terá edição com carros a hidrogênio

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Setembro de 2021 às 08h05

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Reprodução/ARS Technica
Reprodução/ARS Technica

Uma das corridas mais famosas do mundo também passará por um banho de eletrificação — e de hidrogênio. As 24 Horas de Le Mans, icônica prova de resistência disputada na França, terá uma edição com carros elétricos movidos por células de hidrogênio. Os protótipos desses veículos já passam por testes exaustivos no circuito para conseguirem chegar em um estágio completo até 2025, ano do lançamento da corrida.

O motor desse carro elétrico foi desenvolvido pela empresa franco-suíça GreenGT em parceria com a Oreca e a Red Bull Technologies. Chamado de H24, o automóvel tem o chassi idêntico ao de algumas categorias que correm em Le Mans, mas com grandes diferenças tecnológicas. Durante os testes, o piloto Stéphane Richelmi, vencedor da corrida em 2016, deu detalhes de como o bólido funciona, demonstrando-se muito surpreso.

"Por ser uma tecnologia nova e não usar gasolina ou diesel, esperava que o carro tivesse pouco torque e baixa velocidade máxima, mas ele entregou mais torque do que um motor a gasolina e, mesmo sem forçar muito, o automóvel alcançou facilmente 280 km/h nas retas. Existe o motor, os freios, o pedal de aceleração e o volante, mas nenhuma caixa de câmbio, que é uma grande parte de um carro de corrida, disse Richelmi, em entrevista ao ARS Technica.
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As falas de Richelmi são comuns quando pensamos no grosso da população, que pouco conhece os benefícios e o desempenho dos carros elétricos. Os motores desses veículos entregam torque de modo imediato e, por serem mais fortes, conseguem atingir uma potência maior com mais facilidade, como já vimos em modelos já avaliados pelo Canaltech.

O carro

O H24 é um carro 100% elétrico, mas a forma como ele gera energia é o que o difere dos demais carros zero emissão e até de outros bólidos de corrida, como os da Formula E. As pilhas de células de combustível usam hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade, a maior parte da qual é alimentada diretamente no motor. Mas uma parte é alimentada na bateria, que é usada para uma aceleração mais rápida, como quando um carro está saindo de uma curva.

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Embora os testes tenham sido positivos, ainda há muitto trabalho a ser feito. Para chegar a um bom nível de competição, ajustes precisam ser feitos no chassi para a diminuição do peso. Há muitos obstáculos a superar antes que o carro esteja pronto para a corrida em termos de velocidade e resistência. O primeiro desses desafios é a redução de peso. Com 1.400 kg, o H24 ainda pesa 450 kg a mais do que um carro LMP3 (comum em Le Mans) e 155 kg a mais do que um GT3.

O motor faz um zumbido agudo característico de carros elétricos e o abastecimento dos carros pode ser feito com hidrogênio de alta pressão. Quanto mais pressão, maior a capacidade de combustível. Para uma única volta no Circuit de la Sarthe, que tem 13,6 km, o H24 usou 800g de hidrogênio. As empresas, porém, não revelaram o tamanho do tanque.

Segundo a organização das 24 Horas de Le Mans, a categoria de carros elétricos movidos por células de hidrogênio fará suas estreia em 2025.

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Fonte: ARS Technica