Publicidade

Toyota RAV4 ganha Android Auto e Apple Car Play na versão 2020

Por| 13 de Março de 2020 às 12h04

Link copiado!

Toyota
Toyota
Tudo sobre Toyota

Lançada em 2019, a quinta geração do Toyota RAV4 Hybrid acaba de ganhar sua primeira atualização. A linha 2020 agora terá uma importante adição em termos tecnológicos e de conectividade: a inclusão da compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple Car Play, tal qual já aconteceu com o novo Corolla. Facilmente um dos melhores carros testados pelo Canaltech no ano passado, o SUV tinha esse enorme pecado como principal defeito, mas, agora, a montadora japonesa resolveu.

O modelo híbrido que, em seis meses desde seu lançamento, ocorrido em maio de 2019, teve mais de 3 mil unidades vendidas, chega nas novas versões S Connect Hybrid e SX Connect Hybrid oferecendo mais conectividade aos clientes. Com interface simples e intuitiva, é possível espelhar os principais aplicativos do smartphone e utilizá-los no painel do veículo. Entre eles estão Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp, além das funções de ligação e mensagens de texto originais de cada sistema.

O RAV4 Hybrid 2020 oferece sistema de áudio com tela LCD sensível de 7 polegadas combinado com o painel de instrumentos de TFT de 7 polegadas, acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button), sistema de entrada inteligente (Smart Entry System), rodas de liga leve de 18", controle de climatização digital automático dual zone com saída para os bancos traseiros.

Continua após a publicidade

Já a versão SX Connect Hybrid do RAV4 2020, esta testada pelo Canaltech em sua versão anterior, conta com todos os equipamentos do modelo de entrada e ainda teto solar tipo Wide Moonroof, carregador de celular sem fio ou por indução (Wireless Charger), abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com função Paddle Shift e pacote de segurança ativo Toyota Safety System (TSS).

Desempenho e motorização

Além do motor a combustão de 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16 válvulas, o RAV4 tem três motores elétricos alimentados por uma bateria de níquel-hidreto metálico II 11% mais leve, que recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte externa. Juntos, os quatro motores fornecem potência total de 222 cv.

Continua após a publicidade

Todas as versões do RAV4 Hybrid possuem transmissão automática HEV Transaxle CVT e controlada eletronicamente, com um diferencial pré-engatada. Esse sistema garante maior controle na desaceleração de modo sequencial e mais eficiência em alta velocidade, proporcionando mais desempenho, potência e baixo consumo. Além disso, o RAV4 conta com quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport. Na versão SX, o motorista ainda conta com opção de trocas de marchas no volante com os paddle shifts, proporcionando mais prazer e emoção ao dirigir.

Com sistema inteligente de tração nas quatro rodas AWD, que fornece torque às rodas traseiras dependendo da situação por meio de um dos motores elétricos localizado no eixo traseiro (sem cardã), essa configuração permite uma distribuição melhor de torque nas rodas traseiras.

Segurança

Continua após a publicidade

Nota máxima em segurança pelo Latin NCAP, com cinco estrelas de cinco possíveis, o RAV4 conta de série com sete airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, sistemas S-flow, freio de estacionamento eletrônico (EPB), acionado por um simples toque e função Hold - mantém o veículo totalmente parado em qualquer terreno e inclinação, até o acelerador ser acionado novamente. Ele ainda conta com controle eletrônico de tração (TRC), controle de Assistência de Subida em Rampa (HAC), Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) e Controle de Reboque e Oscilação (TSC).

O SUV é, também, um dos primeiros modelos a incorporar o pacote de segurança ativa da montadora, o Toyota Safety Sense. Essa tecnologia conta com radar de ondas milimétricas combinado com câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista em casos de risco.

As tecnologias presentes no TSS são:

Continua após a publicidade
  • Sistema de pré-colisão frontal (PCS) - usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir possíveis danos.
  • Sistema de alerta de mudança de pista com condução assistida (LDA)* - projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. A solução também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando ativado, ao detectar que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista.
  • Faróis altos automáticos (AHB) - sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem incomodar outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e as luzes traseiras dos veículos à frente, e alterna automaticamente entre faróis altos e baixos em conformidade.
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC) - sistema semelhante ao "cruise control" que permite condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade a fim de ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Importante destacar, porém, tal qual fizemos em nossa análise do RAV4 2019, que essa tecnologia da Toyota não substitui as ações do motorista em hipótese alguma, sendo apenas itens a mais de segurança para os usuários do veículo.

O Toyota RAV4 Hybrid 2020 já está a venda nas concessionárias Toyota em todo o Brasil pelos seguintes valores:

  • Toyota RAV4 S Connect Hybrid - R$ 193.990,00
  • Toyota RAV4 SX Connect Hybrid - R$ 213.990,00