Toyota entra com patente de carro voador

Por Redação | 04.07.2016 às 13:50 - atualizado em 04.07.2016 às 14:31
photo_camera United States Patent and Trademark Office

Veículos que voam parecem algo de um futuro distante, mas a monstadora Toyota já entrou com o registro para um modelo de um carro voador no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos.

No documento apresentado pela companhia japonesa, o automóvel teria uma hélice na parte de trás, enquanto as asas seriam retráteis e guardadas dentro da fuselagem que muda de forma.

"Carros voadores existentes incluem asas usadas durante o modo de voo que são projetadas para se dobrarem contra a fuselagem no modo de terra. Guardar as asas dessa maneira pode danificá-las, reduzir a economia de energia e limita a visão lateral e de ré do operador no chão", diz a patente sobre as vantagens do seu sistema.

Dentre as mais de 1,6 mil patentes da Toyota, essa é a segunda no que se refere a carros voadores. A primeira mostra um veículo com um sistema de asas empilháveis. A fabricante japonesa não é a única que enxerga o automóvel voador como o futuro da mobilidade.

A companhia eslovaca Aeromobil tem planos de lançar um carro voador em 2017, enquanto Larry Page, um dos fundadores do Google, é dona não de uma, mas duas start-ups que desenvolvem projetos de veículos que voam, o Zee.Aero e o Kitty Hawk.

Com informações do Quartz.