Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cofundador do Google está desenvolvendo carros voadores

Por| 09 de Junho de 2016 às 13h30

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Google

Talvez seja difícil saber, por enquanto, se os carros voadores estão mesmo um pouco mais próximos de ganharem o tráfego das grandes cidades — ou se é mais o caso de um bilionário entediado em busca de nova diversão. Seja como for, é fato que Larry Page, um dos fundadores da Google, anda apostando em veículos desta natureza.

Conforme divulgou o site Bloomberg Businessweek, Page investiu quantias substanciais em duas startups focadas no desenvolvimento de carros voadores. Enquanto a Zee.Aero foi fundada pelo próprio empresário — movimentando desde 2010 equivalente a US$ 100 milhões —, a previamente existente Kitty Hawk ganhou um aporte polpudo para acelerar os projetos desde o ano passado. Segundo o Bloomberg, em um e outro caso, trata-se de uma “ambição pessoal”.

Projetos independentes

Embora ambas atuem sob a batuta de Larry Page, essa é realmente a única ligação entre as startups. De acordo com o referido site, Zee.Aero e Kitty Hawk desenvolvem atualmente projetos inteiramente independentes. De fato, a primeira tem se empenhado em testes de protótipos voadores realizados em um aeroporto próximo ao quartel general do Google, em Mountain View (Califórnia, EUA).

Continua após a publicidade

Na folha de pagamento da Zee.Aero, encontram-se designers e engenheiros de organizações como NASA, Boeing e SpaceX, com testes envolvendo dois modelos básicos — uma espécie de avião convencional em tamanho reduzido e um aparato voador dotado de hélices verticais dispostas nas laterais da estrutura.

Vale lembrar que algo de acordo com a descrição foi patenteado pela companhia em 2012, incluindo sendo mencionada a capacidade de decolagens e aterrissagens verticais. Segundo os mesmos documentos, trata-se de uma aeronave “segura, silenciosa, fácil de controlar e eficiente” — possivelmente algo entre um carro voador e um avião de pequeno porte.

Quadricópteros

Continua após a publicidade

Simultaneamente à criação da geringonça voadora da Zee.Aero, a relativamente menor Kitty Hawk trabalha atualmente em um veículo “que lembra uma versão gigante de um drone quadricóptero”, conforme colocou o Bloomberg.

Boa parte dos engenheiros devotados ao projeto é egresso da AeroVelo, firma que faturou em 2013 o Prêmio Sikorsky ao manter um helicóptero de tração humana no ar por mais de um minuto (confira o vídeo abaixo). Como resultado, os desenvolvedores ganharam notoriedade e também US$ 250 mil.

É verdade que nenhuma das propostas — tanto da Zee.Aero quanto da Kitty Hawk — é propriamente original. O mesmo pode ser dito sobre o envolvimento de figurões da tecnologia em projetos desta natureza, afinal não faltam empresas como a Ehang e mesmo engenheiros solitários para bombardear diariamente as mídias especializadas com novos veículos voadores.

Continua após a publicidade

Desta forma, resta agora imaginar e esperar para ver em que momento esse esforço generalizado pode trazer os tão sonhados carros voadores dos romances de ficção científica para o trânsito do dia a dia.

Fonte: Bloomberg Businessweek.