Toyota corrige “falha grave” na linha do Corolla Cross 2025
Por Paulo Amaral • Editado por Léo Müller |
O Toyota Corolla Cross é um dos SUVs mais vendidos do Brasil e, durante os testes com o Canaltech, se mostrou equilibrado e confiável, mas com algumas correções necessárias. Uma delas, que apontamos em nossa lista de motivos para não comprar o modelo japonês, foi corrigida na recém-lançada linha 2025.
A “falha grave” que detectamos não dizia respeito a nenhum problema mecânico, mas sim à lista de equipamentos de um carro que não é barato — tem preços variando entre R$ 164.990 e R$ 210.990 — e, mesmo assim, oferecia itens que não combinavam com a modernidade do modelo.
O principal deles, que causava enorme estranheza e era o centro de reclamação de muitos proprietários, era o freio de estacionamento. O Corolla Cross, até a linha anterior, utilizava o velho e pouco comum pedal de freio para a função. Além de esteticamente desagradável, o acessório dava um ar de “carro velho” ao SUV.
Na linha 2025, porém, a Toyota colocou um ponto final na questão e resolveu adequar o Corolla Cross que é vendido no Brasil ao modelo comercializado em outros mercados. Agora, no lugar do incômodo pedal, o freio de estacionamento pode ser acionado por meio de um botão eletrônico posicionado no console central. Simples, moderno e bonito.
Corolla Cross 2025: mais novidades da linha
Além do fim da polêmica sobre o freio de estacionamento, a linha 2025 do Toyota Corolla Cross chegou ao Brasil com outras novidades. Todas as versões, exceto a de entrada (XR), passam a oferecer carregador de celular por indução.
As variantes XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid ganham também o sistema elétrico de abertura e fechamento do porta-malas, que permite o acionamento com os pés por meio de sensores, proporcionando assim maior conveniência ao motorista.
Em termos de motorização, nenhuma novidade. A linha 2025 do Toyota Corolla Cross segue oferecendo duas opções aos consumidores: híbrida flex, que conta com o motor 1.8 flex de 16V atrelado a dois motores elétricos, e a tradicional, a combustão, equipada com o motor 2.0 flex.
A montadora japonesa informou que as variantes híbridas têm consumo 30% menor e emitem 70% menos CO2 que as tradicionais. Os números do Inmetro apontam para uma média que varia entre 14,6 km/l e 17,7 km/l (estrada e cidade) com gasolina e entre 10,1 km/l e 12,5 km/l com etanol.
Toyota Corolla Cross 2025: versões e preços
- XR: R$ 164.990
- XRE: R$ 178.590
- XRX: R$ 191.790
- GR-Sport (monotone): R$ 199.690
- GR-Sport (dualtone): R$ 197.790
- XRV Hybrid: R$ 202.690
- XRX Hybrid: R$ 210.990