Toyota Camry volta ao Brasil em 2023 com motor híbrido
Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 20 de Maio de 2022 às 16h15
Menos de um ano depois de deixar de fazer parte do line-up da Toyota no Brasil, o Camry, sedan de luxo da montadora japonesa, está de volta ao País. E, agora, com uma grande novidade: um motor híbrido, mais potente e eficiente, sob o capô da versão XLE, a única disponibilizada pela marca.
- Nova geração do Toyota Yaris sedan é flagrada na Tailândia
- Comparativo | Qual é o melhor sedã médio do Brasil?
O Toyota Camry XLE terá um motor a combustão de 2.5L DOHC de quatro cilindros 16V VVT-iE, de 178 cv e 22,5 kgfm de torque, mais três motores elétricos que somam 120 cv e 20,6 kgfm de torque. Combinados, os propulsores darão ao condutor uma potência máxima de 211 cv.
De acordo com a Toyota, o conjunto mecânico do Camry híbrido apresenta ainda transmissão automática eCVT e quatro modos de condução: Normal, Eco, EV (100% elétrico) e Sport. Eles se adaptam ao estilo do condutor e, principalmente, ao tipo de terreno, “entregando mais ou menos potência, além de maior eficiência e uma rodagem mais sustentável”.
O design do Camry também mudou. O imponente sedan da Toyota volta ao Brasil com mudanças que o tornaram mais atraente e moderno. O sedan apresenta um alongamento da área central, que agora se estende desde o capô até o para-choque e se interliga ao canto do para-lama. Os detalhes cromados nas laterais do para-choque passam um ar de sofisticação e de modernidade, e se complementam com as rodas de 18 polegadas.
Segurança e tecnologia
O Camry 2023 não está apenas mais potente. A Toyota modernizou o pacote tecnológico do carro, com atenção especial aos itens de segurança embarcados. O modelo sai de fábrica com os seguintes recursos:
- Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA);
- Sistema de Précolisão Frontal (PCS);
- Assistência de Direção de Emergência (ESA);
- Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com alerta sonoro e visual;
- Faróis altos automáticos (AHB);
- Detecção de automóveis e frenagem automática de emergência;
Nove airbags; - Controle de Estabilidade (VSC);
- Assistente de Partida em Rampa (HAC);
- Assistência à Frenagem de Emergência (BAS);
- Luzes de Freio de Emergência (EBS);
- Alerta de Ponto Cego (BSM).
No que tange ao conforto, o Camry híbrido oferece painel central com acabamento em soft touch e detalhes em madeira no padrão black engineered wood, além de adornos cromados. A central multimídia apresenta tela de resolução HD e sensível ao toque de 9 polegadas, e o computador de bordo faz conjunto com tela TFT colorida de 7 polegadas.
O sedan japonês tem ar-condicionado digital de três zonas, com controles de temperatura independentes para o motorista, passageiro dianteiro e bancos traseiros, e painel de controle touch para os passageiros de trás. O sedan ainda oferece o assento traseiro elétrico com regulagem de inclinação.
Toyota Camry híbrido: preço e disponibilidade
O Toyota Camry híbrido já começou a ser vendido nas concessionárias de todo o País, e agora faz parte do ainda diminuto grupo de carros eletrificados da montadora japonesa à disposição do mercado brasileiro. Antes do sedan de luxo, a Toyota possuía por aqui o Corolla e Corolla Cross híbridos flex e o RAV4 híbrido.
O preço da versão XLE do Camry híbrido também já foi definido. Quem quiser levar o imponente e luxuoso sedan para casa terá que pagar R$ 331.790. O carro sairá das lojas com garantia de 5 anos, contando ainda com o acréscimo de 3 anos ou 100 mil quilômetros em garantia para o sistema híbrido (o que ocorrer primeiro).