Publicidade

Tesla | Funcionários revelam acessar vídeos absurdos feitos pelos carros

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Tesla
Divulgação/Tesla

Funcionários da Tesla supostamente teriam acesso a vídeos gravados automaticamente pelos carros dos clientes. Foram flagrados acidentes, tentativas de furto e até mesmo cenas grotescas, como pessoas nuas aparecendo na frente dos carros em ruas ou residências.

Esses vídeos são gravados graças ao Sentry Mode, um recurso opcional dos carros da Tesla que utiliza as câmeras dos carros para filmar o que acontece no lado externo sempre que necessário. Esse programa ajuda, de fato, a evitar acidentes, roubos e até atos de vandalismo, mas o que não se sabia é que pessoas da empresa tinham acesso a essas filmagens.

Segundo a Reuters, um ex-funcionário revelou que as pessoas na empresa que acessavam esses materiais chegavam a fazer memes com eles, como figurinhas e outras brincadeiras. O Sentry Mode pode ser ativado mesmo com o carro desligado, justamente para ajudar em situações adversas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Entretanto, mesmo com a Tesla falando que as filmagens são criptografadas e não são acessadas por funcionários, fontes ouvidas pela Reuters reiteram que, sim, é possível que muitas pessoas tenham esses materiais de maneira indevida.

Atualmente, a Tesla já desativou esse recurso por padrão em todos os seus carros.

Autoridades já estão preocupadas

Autoridades da Holanda, Alemanha e China já demonstraram preocupação com o Sentry Mode, o que ocasionou no bloqueio do recurso. Após investigações, esses três países agiram para banir o programa nos carros vendidos nessas regiões. O distrito de Beidaihe, na China, chegou a banir os carros da Tesla do local.