Publicidade

Tesla é processada após vazamentos de vídeos feitos pelos carros

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Tesla
Divulgação/Tesla
Tudo sobre Tesla

A Tesla foi processada por um grupo de clientes após a descoberta de que vídeos feitos pelos carros da marca eram acessados e até compartilhados por funcionários da montadora. A ação coletiva foi movida em um tribunal no norte da Califórnia, um dos maiores redutos de veículos elétricos dos EUA.

Tudo começou quando a Reuters divulgou uma matéria em que ex-funcionários da Tesla alegaram ter acesso a vídeos feitos pelo recurso Sentry Mode, que utiliza as câmeras presentes nos carros para gravar o lado externo do veículo sempre que necessário.

A Tesla sempre disse que esses vídeos eram feitos somente em caso de necessidade, em uma situação possível de furto ou vandalismo, e que, como era de se esperar, não tinha acesso a esses materiais. Os ex-funcionários, contudo, desmentiram isso.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Alguns deles, aliás, disseram que vários desses vídeos viraram memes dentro de grupos de bate-papo. Há situações em que aparecem animais, acidentes leves e até pessoas nuas, já que os carros gravavam as imagens dentro de garagens, por exemplo.

Segundo as leis da Califórnia, esse tipo de gravação é proibida, mesmo com os clientes sabendo desse recurso e até pagando por ele, já que é opcional. A ação, segundo o escritório que representa os clientes, Fitzgerald Joseph LLP, pede US$ 5 milhões em danos morais.

Vale lembrar que a Tesla já desabilitou o Sentry Mode em seus carros. O recurso, aliás, já causou problemas em outros países, inclusive resultado no banimento dos carros da Tesla em regiões da China.

Fonte: CBS News