Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tesla divulga primeiro vídeo de seu caminhão elétrico e autônomo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Março de 2021 às 23h40

Link copiado!

Divulgação/Tesla
Divulgação/Tesla
Tudo sobre Tesla

Anunciado em novembro de 2017, o Tesla Semi, caminhão 100% elétrico e semi-autônomo da Tesla, finalmente apareceu em vídeo — mas não se empolgue, pois trata-se de um clipe curtíssimo de apenas 17 segundos. Ainda assim, a gravação retrata o automóvel em uma pista fechada de testes, realizando curvas a uma velocidade impressionante: material o suficiente para empolgar os caminhoneiros de plantão que já reservaram a sua unidade do modelo (que, em sua edição mais cara, custa US$ 180 mil ou cerca de R$ 1 milhão).

Seguindo o design minimalista de outros elétricos da montadora, o Semi que podemos ver no vídeo divulgado apresenta ligeiras diferenças visuais caso comparado com as primeiras imagens conceituais liberadas pela marca. Primeiramente, ele parece ter ganhado retrovisores tradicionais; os conceitos primordiais usavam câmeras de vídeo para substituir os bons e velhos espelhos. Também há leves alterações no formato das janelas, que, por serem fumê, escondem as colunas A e parecem integrar-se com o parabrisa.

Continua após a publicidade

Monoposto, o Tesla Semi traz um cockpit bastante futurista, com duas telas de 14 polegadas sensíveis ao toque e o volante no centro. Ao lado esquerdo do banco, temos um porta-copos; ao lado direito, um descanso de braço. A autonomia energética é uma questão polêmica — a montadora já falou em 965 km com uma única recarga, mas estimativas mais racionais apontam para 804 km. Um sistema implementado nos freios recupera até 98% da energia cinética, o que contribui para menos paradas no posto de recarga.

Mesmo quando os quatro motores elétricos ficarem sem energia, bastarão 30 minutos na tomada para que o Semi possa rodar por mais 640 km. Com um reboque de 36 toneladas, o bólido será capaz de atingir os 100 km/h em apenas 20 segundos graças ao seu coeficiente aerodinâmico de apenas 0.36 — em uma subida com 5% de inclinação, sua velocidade máxima deve ser de 96 km/h (um caminhão tradicional a diesel costuma andar, nessas condições, a cerca de 72 km/h em média).

Novamente, o Tesla Semi foi anunciado em 2017 e vem sofrendo adiamentos em seu lançamento desde então; em sua mais recente promessa, a marca promete entregar os veículos até o final deste ano.

Continua após a publicidade

Fonte: MSN